Banco central da Tailândia proibe o uso de bitcoins

Tailândia proíbe o uso de bitcoins

Tailândia proíbe o uso de bitcoins

As autoridades tailandesas decidiram que as transações feitas com o bitcoin são ilegais no país, forçando a empresa de câmbio local Bitcoin Co. Ltd suspender suas operações.

Conforme descrito em um post no blog oficial da empresa, Bitcoin Co. Ltd tem vindo a trabalhar para registrar a moeda com os órgãos governamentais competentes, a fim de operar de forma legal no país. Como parte dessa diligência, a organização contactou o Banco da Tailândia, órgão financeiro da Tailândia, para pedir orientação sobre quais as licenças que podem ser necessárias para negociações com bitcoins.

Tendo inicialmente determinado que o bitcoin não era uma moeda, o Banco da Tailândia convidou a empresa para uma reunião no dia 29 de julho de 2013 para tentar entender como funciona o bitcoin e, mais especificamente, como a Bitcoin Co. Ltd opera.

Altos membros da Administração Cambial e do Departamento Político concluíram que, por não haver leis que se aplicam ao bitcoin e ao fato de que a moeda digital “atravessa múltiplas facetas financeiras”, um vasto leque de atividades relacionadas ao bitcoin deveriam ser ilegais. Estas atividades incluem compra e venda de bitcoins, venda ou compra de bens ou serviços em troca de bitcoins, enviar bitcoins para o exterior ou recebê-los de qualquer lugar fora da Tailândia. A decisão levou a Bitcoin Co. Ltd cessar as suas operações até que as leis tailandesas sejam atualizadas.

É uma pena que a empresa Bitcoin Co. Ltd, tentando jogar pelas regras, seja a única prejudicada.

Fonte: Wired.co.uk