Atenção aos Vidros Elétricos

Cuidados com os vidros elétricos

Cuidados com os vidros elétricos

Não existe praticamente outro mecanismo de subida dos vidros de um carro, atualmente, que não seja o sistema elétrico. Aquele tempo das manivelas está cada vez mais distante da nossa realidade, até pela comodidade, muitos motoristas já pedem de fábrica o sistema. Até os vidros trazeiros que, durante anos, ficavam sem o sistema, atualmente já contam com ele também. Entretanto, apesar de simples e fácil de tê-lo e mantê-lo, muitos motoristas acham que o sistema é incapaz de apresentar falhas e não dão a devida atenção.

Força excessiva na subida, um dos problemas clássicos

Assim como fazer uma troca de óleo, ou um alinhamento e balanceamento, o vidro elétrico necessita de periodicidade com cuidados simples, mas funcionais, como qualquer outro peça do carro. Há uma necessidade de se lubrificar os trilhos por onde o vidro passa e, ao menor problema para fazer o ciclo normal, procure ajuda, pois há nesse mecanismo, algumas peças frágeis. O motor dificilmente quebra, mas o elevador e o engate do trilho são peças que frequentemente apresentam problemas.

Para lubrificar o mecanismo, use grafite em pó. É o produto mais indicado para esse caso. Além disso, evite que as borrachas, por onde corre o vidro, fiquem ressecadas, assim quando chove ou quando você lava o seu automóvel, não há risco de inundação dentro da porta, o que causaria não só a danificação do motor, mas em longo prazo, um apodrecimento do metal. Além disso, por ser um mecanismo elétrico, reveja sempre o sistema de acionamento dos vidros.

Alguns cuidados são básicos

O carro apresenta sistemas bem complexos com máquina, parte de injeção ou sistema elétrico. Entretanto, outros menos difíceis como vidros, travas e sistemas complementares do sistema elétrico, como lâmpadas são muito fáceis de serem mexidos até por motoristas não especializados, mas com alguma sabedoria automotiva. Assim, evita-se que o carro se deteriore com o tempo. Cuide do seu carro, assim ele sempre vai onde você quer!