Assaltos A Carros – Não Se Torne A Próxima Vítima

Assaltos a carros - Como Evitar Assaltos

Assaltos a carros - Como Evitar Assaltos

Devido à banalização da violência no mundo hodierno, diariamente lemos e ouvimos notícias sobre crimes, prisões, seqüestros, homicídios e assaltos. E sem dúvida uma das modalidades de crime que mais cresce ultimamente é o assalto a automóveis.

Então, como você pode evitar ser a próxima vítima?

Veja a seguir 12 dicas bem práticas de como evitar assaltos a automóveis. Vamos às dicas!

1 – Sempre que for dirigir, procure manter os vidros bem fechados. E segundo especialistas em segurança pública, é aconselhável evitar o uso ostensivo de jóias, relógios caros e outros objetos de valor quando você estiver dirigindo. Use-os em outras ocasiões. Mas se precisar mesmo usá-los, permaneça sempre em situação de alerta, com vidros fechados e portas travadas.

2 – Ao se aproximar de um cruzamento, principalmente à noite, e o farol estiver fechado, vá diminuindo a velocidade para dar tempo de o sinal abrir quando você se aproximar. Mas se isso não for possível, deixe o carro em primeira marcha, e ao sentir a aproximação de algum suspeito, não hesite. Se não vier carro no outro sentido, arranque.

3 – Não esqueça de equipar seu carro com dispositivos eletrônicos para dificultar a ação dos assaltantes, colocando alarmes, trava mecânica de pedais e volante, interruptores elétricos e de combustível, entre outros. O uso de películas de proteção solar, principalmente as mais escuras, também contribui para dificultar ainda mais a ação dos criminosos, uma vez que eles não sabem quantas pessoas estão no veículo.

4 – Jamais deixe a chave dentro de seu veículo, ainda que seja por alguns minutos. Lembre-se: o criminoso não dorme em serviço.

5 – Evite também deixar seu veículo nas mãos dos flanelinhas; eles não têm condições de proteger seu veículo de um criminoso, pois não são profissionais de segurança . O ideal é deixar seu veículo em estacionamento com vigilância.

6 – Jamais deixe os documentos do seu veículo dentro do porta-luvas; ande com eles no seu bolso. Caso seu veículo seja roubado, o ladrão encontrará mais dificuldade para vendê-lo.

7 – Se suspeitar que está sendo seguido por outro carro, procure dirigir-se para locais de grandes movimentos onde poderá localizar uma viatura policial e pedir ajuda. E além do mais, quando chegar em casa, antes de entrar esteja atento para a presença de indivíduos suspeitos nas proximidades. Se suspeitar de alguém, é melhor dar uma volta no quarteirão e só entrar na garagem quando o suspeito já tiver ido embora.

8 – Se outro motorista bater de leve no seu carro, principalmente à noite ou num local ermo, jamais pare para constatar os danos ou discutir. Os bandidos fazem uso desse artifício como pretexto para que você desça do seu carro e assim eles aproveitam para assaltar.

9 – Segundo especialistas em segurança pública, o rádio automotivo e o acessório mais visados pelos ladrões. Por isso, procure no mercado modelos com a frente removível que você pode retirar facilmente e guardar em um local seguro.

10 – Não se esqueça: observação e atenção são as formas mais eficazes de prevenir assalto a automóveis. Por isso, não fale no celular e evite abrir os vidros de seu carro para vendedores ambulantes que ficam nas proximidades de semáforos. Muitas vezes, eles podem ser assaltantes disfarçados.

11 – Procure não repetir os mesmos percursos.

12 – E agora a dica mais importante: em caso de assalto, tente manter a calma; não reaja, não tente fugir e não grite. Sua vida vale mais do que qualquer bem material.

Seguindo essas dicas interessantes, é possível evitar grandes transtornos para você e toda a sua família. Por isso, fique esperto, pois, como já dissemos, observação e atenção são as formas mais eficazes de prevenir assaltos a automóveis.