As vantagens dos planos de amarração de carga

Parte essencial da economia de qualquer país, o transporte de cargas é uma atividade que requer atenção e planejamento. Independentemente do tipo de carga em transporte, é fato que a maior parte das estradas brasileiras apresenta problemas estruturais graves. As estatísticas, infelizmente, são bastante negativas quanto ao índice de acidentes envolvendo veículos transportadores. Por este motivo, a procura por empresas que executam planos de amarração de carga tem aumentado consideravelmente.

As vantagens dos planos de amarração de carga

O que é um plano de amarração de carga?

Trata-se de um projeto, em geral executado por engenheiros, que especifica quais são os tipos de materiais e métodos de amarração mais adequados para cada caso. A elaboração do plano varia conforme as características do veículo e da própria carga, levando em consideração aspectos como tamanho, peso, forma e composição química.

O objetivo da execução de planos do tipo é promover o transporte íntegro do material, sem oferecer riscos aos motoristas, ao ambiente, ao veículo e à própria carga. Os profissionais responsáveis pelo planejamento precisam ter conhecimentos sólidos acerca de forças físicas, impactos da ação do vento, atrito, equipamentos e acessórios de amarração, entre outros.

Legislação

A legislação sobre o tema no Brasil não é clara, mas, desde janeiro de 2017, uma resolução do Contran estabelece normas de amarração de cargas, principalmente quanto aos materiais permitidos e proibidos para esta finalidade. Além disso, o DER de São Paulo publicou uma portaria solicitando o plano de amarração de cargas como pré-requisito para a obtenção da AET (Autorização Especial de Trânsito) para o transporte de cargas.

Evitando prejuízos

Com bons planos de amarração sendo realizados, com os materiais apropriados, é possível evitar acidentes e seus consequentes prejuízos, que podem afetar as rodovias, os transportadores e as empresas. Por conta disso, as empresas de engenharia de amarração estão sendo cada vez mais solicitadas. É uma boa oportunidade para que engenheiros e tecnólogos invistam nessa área, que está em expansão e requer especialização.

Redução de gastos com seguros

Outra vantagem que tem atraído o interesse das pessoas e empresas do meio é a redução dos valores dos seguros. O investimento nos planos de amarração de cargas é, na maioria das vezes, inferior aos gastos com seguros, especialmente nos casos de reincidência de sinistros. Da mesma forma que o motorista comum é bonificado pela seguradora quando não são registrados sinistros, as transportadoras também podem ter este tipo de custo reduzido. Em contrapartida, quando acidentes ocorrem com frequência, muitas vezes em decorrência de planos de amarração de carga inadequados, os valores cobrados podem aumentar, comprometendo o planejamento financeiro da empresa.

Cursos

Levando em consideração que essa área de atuação exige conhecimentos sobre dimensionamento de materiais, de modo que a carga não se desprenda durante o seu transporte, cursos de amarração de carga têm sido oferecidos aos profissionais de engenharia, transportes, logística e áreas correlatas.