As Pastas Dentais Clareadoras Funcionam?

As pastas dentais disponíveis no mercado muitas vezes possuem abrasivos, que atuam na remoção mecânica de manchas, promovendo uma limpeza superficial, sem alterar a cor dos dentes. Grande parte das pastas dentais clareadoras possui na sua composição peróxidos. Essa substância é a mesma utilizada nos géis para clareamento, porém em uma concentração muito menor. Devido a sua baixa concentração e o curto tempo de contato com os dentes, atuam apenas como auxiliar, facilitando a remoção de manchas pelos abrasivos.

Outras substâncias presentes na pasta dental como antimicrobianos (p. ex. trilosan) não tem efeito na remoção de manchas, porém inibem o desenvolvimento da placa e sua conseqüente evolução, prevenindo assim o aparecimento de manchas.

Dessa forma, a pasta clareadora não altera a cor verdadeira dos dentes, porém contribui na limpeza dental e prevenção de manchas, mantendo a cor natural dos dentes.

Agora, se você deseja que os seus dentes fiquem ainda mais brancos e procura por um resultado mais efetivo, o tratamento odontológico mais indicado é o Clareamento Dental.

Atualmente, dois métodos de clareamento são utilizados com mais freqüência pelos dentistas: a) Clareamento Caseiro; b) Clareamento a Laser.

a)      Clareamento Caseiro: também conhecido como Clareamento com Moldeira, é um procedimento realizado em casa, onde se utiliza uma moldeira de silicone que é feita a partir dos dentes do paciente.

Coloca-se um gel clareador dentro dessa moldeira e aplica-se sobre os dentes por algumas horas por dia. Os pacientes geralmente preferem utilizar suas moldeiras depois do jantar e antes de dormir. O resultado do tratamento é percebido em 1 ou 2 semanas, observando-se uma mudança significativa na coloração dos dentes.

b)      Clareamento a Laser: Essa é a técnica mais rápida e eficiente usada atualmente, e diferente do Clareamento Caseiro, esse tratamento é realizado no consultório odontológico com o auxílio de um laser. O procedimento é feito através da aplicação nos dentes de um gel clareador mais concentrado que o  gel utilizado no clareamento caseiro, cujo efeito é potencializado pela utilização de uma luz halógena, LED ou laser. Em apenas uma sessão de aproximadamente 40 minutos, o paciente já percebe o resultado.

Ambos os tratamentos devem ser realizados e acompanhados por um dentista, sendo mais recomendados os profissionais especialistas em estética dental ou dentística restauradora. Para assistir vídeos e obter mais informações sobre os dois procedimentos acesse: http://dentistasaopaulo.wordpress.com

Dra. Camilla Bengtson é cirurgiã dentista, especialista e mestre em estética dental pela Faculdade de Odontologia da USP. Atualmente atende em seu consultório particular na cidade de São Paulo na Bela Vista, próximo ao metrô Trianon Masp.