As Máquinas Trituradoras e a Reciclagem

Um importante detalhe para a reciclagem de papéis é que eles devem ser dobrados ou trituradose não amassados. Quando amassados, ocupam maior espaço – e isso aumenta a chance de eles serem descartados antes de serem levados aos centros de reciclagem.

Todos os tipos de papéis são recicláveis – jornal, revista, documentos antigos, rascunhos, caixa longa-vida e folhas de cadernos. Os que não podem ser reutilizados são: caixas de pizza, bitucas de cigarro, papel higiênico, papel-filme, fotos, papel-carbono, papel-manteiga e fitas adesivas.

O papel, de todos os materiais, é o tipo mais simples de ser reciclado – é possível até fazer em casa. Se você quiser tornar o processo mais rápido e profissional, talvez seja hora de comprar um triturador de papel, como as da Fragmaq,que são produzidas com alta tecnologia e, com certeza, com ajuda delas você aumentará muito sua produção.

Passo a passo para reciclar papel

1º Separe os papeis – não precisam ser novos nem brancos;
2º Recorte em pequenos pedaços – de preferência não amasse, corte com ajuda de uma trituradora de papéis, como da Fragmaq;

3º Deixe de molho – em uma bacia com água, coloque os papéis picados de um dia para o outro;
4º Bata no liquidificador – tire o excesso de água e bata no liquidificador até virar uma massa
5º Seque o papel – em uma rede com furos pequenos, espalhe uma fina camada em cima;
6º Deixe secar – aproximadamente 24 horas depois o papel estará seco;

Pronto! Você acabou de fazer seu papel reciclado. Ele não é branquinho e lisinho, mas é ecologicamente correto. Lembre-se: Trituradores de  papéis facilitarão os primeiros passos e tornará sua produção mais rápida e de maior qualidade!