As diversas finalidades do aço!

Você sabe quais são as diversas finalidades do aço? Pois saiba que ele é uma das matérias primas principais metálicas do mercado e se mantem presente na fabricação e uma série de produtos diferentes.

Ele pode ser empregado em diversos nichos e segmentos, como por exemplo, na fabricação de eletrodomésticos, materiais de construção, veículos, aparelhos eletrônicos e também na construção civil!

Dependendo do tipo de finalidade atribuída ao aço ele possui uma adequação apropriada, onde suas características devem atender a todos os requisitos necessários tanto do produto como também do processo de fabricação.

No decorrer desse artigo, você terá a oportunidade de entender e conhecer duas maneiras mais comuns de classificação do aço, com base na sua aplicação e composição.

Ainda poderá também entender melhor as diferentes formas geométrica mais utilizadas e outros dados interessantes! Confira!

 

As diversas finalidades do aço – o aço de carbono!

O aço nada mais é do que um tipo de liga metálica que é formada pela união do ferro e do carbono – sendo o carbono um teor mais baixo, de apenas 2,11%.

Quando ambos se referem aos únicos componentes  desse material e não há qualidades significativas de demais elementos, o acho é classificado como “aço carbono”.

Nesse tipo de aço ainda existem elementos caracterizados como residuais, como no caso do manganês, fosforo ou também o silício.

Porém, as quantidades não acabam sendo suficientes para agregar alterações em suas propriedades.

 

Saiba mais sobre os tubos de aço de carbono!

É importante dizer que os tubos de aço de carbono possuem uma grande variedade de diâmetros externos, internos bem como também espessuras e isso significa que pode-se se encontrar esse material com medidas e garantias adequadas para o seu uso!

Eles ainda podem ser usados nas mais diversas aplicações como no caso de instalação industrial, mineração, redes de combate contra incêndio e até mesmo para compor projetos de arquitetura e decoração!

Eles são de grande importância para as industrias e máquinas de diversos perfis de portes e segmentos  – esses produtos podem ser empregados de formas diferentes de forma a contribuir com uma grande variedade de funções.

Por ser um material altamente resistente, muitos acham que o tubo de aço preço é elevado – mas, o investimento é totalmente adequado à sua eficiência e desempenho!

Esse é um material também considerado extremamente leve, o que ajuda a conferir ainda mais agilidade na hora de compor os processos industriais de forma mais generalizada.

Outra característica marcante refere-se ao fato de que esse material pode ser amplamente usado em sistemas de tubulações com o objetivo central de conduzir variados tipos de fluidos.

Isso inclui, por exemplo, gases, água, vapores, óleo e uma grande variedade de líquidos.

Como ficou evidente, os tubos de aço de carbono conseguem atribuir uma elevada gama de funcionalidades, e por isso é de suma importância que eles possuam uma elevada qualidade para serem usados na indústria.

Isso é um fator primordial, uma vez que ajuda a garantir que eles sejam de fato eficientes, duráveis e altamente resistentes.

Para tanto, é necessário que eles sigam todas as cerificações necessárias, tanto nos padrões nacionais como também nos padrões internacionais.

Confira abaixo os tipos de modelos de tubos e conexões para cada uso proveniente ao setor industrial:

  • Tubos quadrados e retangulares: são os mais usados na construção civil, e podem ser adaptados como corrimão para escadas ou até mesmo para aparato de telhados. Eles ainda podem servir como eletrodutos para telefonia e até mesmo rede de computadores.
  • Tudo Schedules: pode ser usado para condução de fluidos líquidos e gasosos.
  • Tudo mecânico: tem um revestimento mais robusto do que os demais e por isso é mais usado para condução de líquidos que possuam uma pressão mais elevada e até mesmo de maior temperatura. Ele ainda pode ser um aliado, servindo como matéria prima da construção civil de componentes de máquinas industriais!

Agora que você já sabe as diversas finalidades do aço e também do tubo de aço de carbono, aproveite para conhecer o expertise da Century Tubos!