Ar condicionado

Ar Condicionado Gasta Muita Energia?

Muitas pessoas pensam em ter um ar condicionado em casa ou na empresa, porém, junto com esse pensamento surge a dúvida: aumentará o consumo de energia ar condicionado? A resposta é simples, sim. A questão é, o quanto a sua conta irá aumentar.

O ar condicionado, como qualquer aparelho eletrônico, consome energia. Mas o grande vilão das contas ainda continua sendo o chuveiro elétrico. Então, não é preciso entrar em pânico e, sim, ter alguns cuidados para que não haja um grande aumento com a presença do novo equipamento.

O ar condicionado como funciona resfriando o ar, deve estar adequado ao tamanho do ambiente. Caso seja pouco potente para um ambiente grande, ele não dará conta de refrescar o ambiente todo. Aí sim, isso consumirá muita energia. Então, na hora de comprar, é preciso saber exatamente onde ele será instalado para adequar a quantidade de BTUs.

Outra análise importante a ser feita é se o aparelho possui a certificação Procel de economia de energia. Esse selo garante que o equipamento não consumirá energia além do necessário.

Escolhido o seu ar condicionado é preciso que a instalação seja feita por um profissional experiente, garantindo dessa forma o funcionamento correto.

Cuidados no dia a dia

No cotidiano, também são necessários alguns cuidados. Por exemplo, evite deixar portas e janelas abertas enquanto ao ar estiver ligado, pois ele utilizará toda a sua potência e não dará conta de resfriar o ambiente, uma vez que o calor está chegando facilmente ao cômodo. Ao sair do ambiente, é válido desligá-lo, para não gastar energia desnecessária.

Uma coisa que muitas pessoas não se atentam é a higienização do ar condicionado. É preciso, constantemente, limpar os filtros ou trocá-los, pois a sujeira impede a circulação do ar, fazendo com que o aparelho consuma mais energia em função da sobrecarga. Outra consequência da falta de limpeza é o surgimento de alguns problemas de saúde, como asmas e bronquite.

Agora que você já sabe como funciona o consumo de energia ar condicionado, viu que é possível ter um, sem grandes aumentos em sua conta de luz!