Aquecimento Global: Um Grande Inimigo para os Recifes de Corais

Aquecimento global e os recifes de corais

Recife de corais

Os recifes de corais constitui a maior biodiversidade no ambiente marinho, pertence ao filo cnidário, são indivíduos sésseis, ou seja, associados ao substrato, seu exoesqueleto é constituído de cálcio e sua localização é nas águas tropicais e subtropicais, algumas espécies podem ser encontradas em água doce.

No Brasil existem 20 espécies diferentes de corais na costa litoral do país, os corais podem se abrigo para várias comunidades de organismo, sendo: Peixes, Algas, Crustáceos, Echinodermata, e entre vários outros filos. Os recifes de corais são animais sensíveis às mudanças climáticas.

Uma alteração no ambiente pode ocorrer o branqueamento, ou seja, a morte dos corais, essas alterações podem ser por causas naturais, causados pelos homens, pescas e com o aumento das temperaturas nos oceanos causado pelo efeito estufa, o que tem sido o principal fator para o branqueamento dos corais, esse branqueamento ocorre devido à perda de algas chamadas de zooxantelas (pertence a um grupo específico de dinoflagelados), ou algas simbióticas, essas algas estão associados aos tecidos dos corais, elas são responsáveis em dar a coloração aos recifes de corais e por fabricar componentes orgânicos que serve de alimento para os corais e em troca os corais fornecem de abrigo para as algas e também fornecem elementos químicos para sua sobrevivência.

Com o aumento dos oceanos por causa do aquecimento global pode o correr um distúrbio no ecossistema nos oceanos e pode ocorrer a delicada simbiose, causando a dissociação dos corais e algas, a dissociação entre eles podem desenvolver o branqueamento dos corais exibindo o exoesqueleto calcário dos corais, o que da o nome de branqueamento.

Pesquisadores tem visto que o branqueamento dos recifes de corais tem aumentado nos últimos 20 anos por causa do aquecimento dos oceanos. Além do branqueamento dos corais nos oceanos o aquecimento global contribui com a acidificação oceânica. Com o branqueamento de corais podem levar as espécies de corais e outras populações à extinção.