Aprenda Identificar Novas Oportunidades de Negócio

Estamos atualmente a atravessar um período de grandes mudanças econômicas, culturais e sociais que obviamente estão afetando a forma como fazemos negócios.

Muitos podem dizer que estamos vivendo tempos muito difíceis em que é quase impossível sair na frente, empreender, ou que as oportunidades estão muito escassas… Porém nós discordamos sobre isso, pelo contrário, acreditamos que as tendências e as novas tecnologias estão apresentando mais e mais oportunidades e diariamente, novos mercados surgem através de novas necessidades.

Aqui estão algumas ideias de como identificar oportunidades de negócio:

Olhe ao seu redor: Primeiro de tudo, é importante ver o que está acontecendo em seu ambiente. O que as pessoas estão comprando que meios utilizam para comprá-lo, o que as motiva a fazê-lo, etc.

Vá em frente: Você pode olhar para trás e encontrar alguns negócios que foram muito bem sucedidos, porém recomenda-se que não se baseie totalmente sobre o que eles fizeram para alcançar tal sucesso, porque o que funcionou para um mercado de anos atrás, hoje pode estar se tornando obsoleto. As histórias de sucesso do passado são benéficas no sentido que te motivam a criar ou até enxergar novas oportunidades. Procure sempre a inovação.

Envolva-se: Para identificar oportunidades de negócio, você tem que ficar tão envolvido quanto possível em seu ambiente social e de trabalho, para que a qualquer momento você possa identificar uma brecha para um novo negócio.

Essas são ferramentas poderosas que poderão ajudá-lo. Participe de fóruns de negócios, blogs, comente em artigos, leia jornais e, dessa forma, você conseguirá colocar no papel todas as ideias e as oportunidades que podem despertar.