Aprenda Como Ser Mais Organizado

Como ser mais organizado

Como ser mais organizado

Se você está desanimado por ser desorganizado, não precisa se preocupar. Escrevo isso, pois são poucas as pessoas que tiveram a sorte de nascer organizados, o nosso estado normal como ser humano é de ser bagunçados.

Em quantas oportunidades você perdeu algum objeto importante ou olhou desesperado para uma grande quantidade de e-mails que que esperavam para serem lidos. Mas não se assuste, você pode aprender como se tornar mais organizado, no início pode ser difícil, todavia não é impossível. Existem certas ações que você pode realizar para otimizar a sua organização.

No decorrer do tempo e prática, essas atividades se tornarão hábitos que irão fazer de você uma pessoa “naturalmente” organizada. Por isso, nesse texto discorro sobre 6 dicas e ações sobre como ser organizado.

1. Planejamento

Separe um tempo de 5 a dez minutos da sua manhã antes de iniciar o trabalho para planejar as suas tarefas. Selecione as atividades que irá executar e faça uma lista de tarefas.

Se for segunda, faça o planejamento da sua semana, e também os objetivos que pretende alcançar nos próximos dias. Você também pode aplicar este mesmo planejamento no começo de mês e de ano.

Com o planejamento você terá compreensível o objetivo que deseja alcançar, como também os passos que deverão ser dados. No momento que você tem uma direção traçada, raramente ficará perdido. E o planejamento é a direção que você deve seguir.

No término do seu expediente, revise o que fez e o que deixou de fazer.

Para planejar o seu dia você pode usar serviços como o Remember de Milk ou o Google Tasks ou algo bem mais simples, como um pequeno caderno.

2. Tudo no seu lugar

Antes de você deixar seus objetos sobre a sua mesa , faça a seguinte pergunta: “onde esse objeto deve ficar?”.

Todos os seus objetos devem ter um lugar específico onde ficarão guardados. Pode ser uma caixa, gaveta ou armário O importante é que você saiba onde poderá encontra-los quando precisar.

3. Eliminação

No decorrer do tempo, temos a tendência de juntar objetos e “tralhas” ao nosso redor. Acumulamos jornais, livros, revistas, papéis, ou seja, se coisas que nunca mais utilizaremos.

Fique “amigo” do cesto de lixo. Faça hoje uma limpeza no seu quarto ou mesa de trabalho e elimine todos os objetos que não sirva mais para você.

Procure adquirir o hábito de a cada 2 ou três meses eliminar as coisas que são desnecessárias. Assim, você verá como o seu ambiente se tornará organizado depois das limpezas.

4. Utilize Agenda

A agenda tem uma grande importância na nossa organização pessoal. É através dela que nos lembramos de eventos ou atividades pontuais que temos que fazer.

Sugiro adotar agendas online, como o Google Calendar. Nele, você tem a possibilidade de acessar todos os seus compromissos independente do lugar que estiver, com seu computador, smartphone ou tablet, além de receber e-mails de lembretes.

5. Priorize

Já falei sobre lista de tarefas na 1a dica do artigo, e agora escrev sobre priorização.

Ao criar uma lista das atividades, escolha até três atividades como as de maior importância. São essas atividades que deverão ser realizadas no início do seu dia de trabalho.

6. Adquira hábitos

O segredo para ser organizado e, por consequência, ser mais produtivo, está na aquisição de hábitos.

O hábito de eliminar objetivos que são desnecessários, de guardar as coisas em seus lugares, planejar o dia e priorizar as atividades, são apenas criados com o tempo, depois que você já internalizou essas novas rotinas.

Informe-se

Curtiu o texto? Visite o meu blog sobre Desenvolvimento Pessoal. Você encontrará conteúdo sobre organização e gerenciamento e administração do tempo.