Aprenda Como Planejar um Job de SEO Antes do Desenvolvimento do Site

Planejamento de Otimização de Site

Equipe de Planejamento de Otimização de Sites

Bom, hoje todos sabemos que um site que não tem visibilidade não tem vida útil, ou seja um site que as pessoas não conseguem encontrar quando querem comprar, estudar, ler ou qualquer que seja a finalidade algo que um determinado site possa oferecer, porém o mesmo não possui visibilidade, as pessoas não conseguem chegar ao site, se torna um projeto falho.

Todo site tem uma função, seja ela passar informação, vender, ajudar ou outra qualquer, para se ter sucesso e fazer com que o site realmente exerça alguma função, deve ser incorporado um planejamento de otimização de sites – SEO (Search Engine Optmization), e essa estratégia deve ser planejada antes mesmo da criação do site,

Como criar um planejamento de Otimização de Site?

Os planejamentos de otimização de sites, têm varias partes móveis, e as decisões de SEO exercem um impacto significativo sobre outros departamentos, como o de desenvolvimento, outros grupos de marketing e vendas. Obter essas informações e conteúdo deve ser o o quanto antes, e se aplicará ao projeto, trazendo os melhores resultados possíveis para a empresa, com o menor custo possível. Más quais são as informações e conteúdo que você deve levantar para dar início ao projeto de SEO?

Fatores de Planejamento de Otimização de Sites

Veja alguns exemplos abaixo de pontos importantes e questões comerciais que podem ajudar e muito no planejamento de otimização de sites.

Modelo de Receita de Negócio

A primeira coisa a se avaliar e discutir é qual o propósito do site é vender produtos, vender anúncios, captar visitas, divulgar, seja ele qual for você tem que definir uma meta objetiva para o site.

Consumidores / Público Alvo

Quem você está tentando atingir? Pode ser uma faixa etária, homens ou mulheres, ou algo tão específico como pessoas com algum tipo de deficiência.

Estratégias do Concorrente

O cenário competitivo é outro grande fator importante do planejamento de otimização de sites, pois é nele que você avalia a dificuldade ou prazos para começar a ter retorno sobre o investimento (ROI). A concorrência pode estar fortemente a cerrada como por exemplo se você tiver que fazer um trabalho de otimização de site para um nicho de Consórcios, você terá concorrentes como Caixa, Itau, Honda dentre outros Hits, ou você pode pegar um nicho bem específico, como um site que venda cadeiras de rodas.

Metas de Branding

Podem existir inúmeras táticas que possa ser trabalhadas a fim de divulgação da marca.

Orçamento para Desenvolvimento de Conteúdo

Outro fator importante que irá ajudar a direcionar o valor do orçamento de seu projeto, quanto tempo e quantas pessoas irão participar do projeto? Aqui neste ponto tem de se garantir a qualidade de seu conteúdo, além de sua capacidade de se comprometer com o desenvolvimento contínuo de conteúdo interno e externo sempre mantendo alta qualidade.

Entender o consumidor ou Público Alvo

Outro ponto importante, como você vai fazer para trazer os prospects e clientes que realmente importam para o seu negócio, neste ponto você deve entender e saber como as pessoas procuram por produtos ou serviços como o seu. Isso envolve mapear as consultas de busca reais que seus consumidores-alvo utilizam quando recorrem a um mecanismo de busca como o Google.