As mulheres que assumem seus cabelos crespos ficaram praticamente extintas, com a moda dos ‘super lisos’ que entraram com tudo. Apesar de 68% das mulheres brasileiras terem cabelos cacheados ou ondulados acabam não assumindo os cachos e aderiram o liso. Mas para a alegria das corajosas que mantém e cuidam do cabelo afro surgiram novas técnicas de tratamentos, cremes e métodos para dar mais volume às madeixas estilo afro, voltou a fazer a cabeça das mulheres com cabelos cacheados, principalmente através de algumas famosas que também aderiram ao Black, e às novelas que promovem atrizes com o penteado.

Sheron Menezzes de cabelo black

Sheron Menezzes de cabelo black

A cabeleireira Andéa Desidério comenta sobre a atriz Sheron Menezzes que aparece com o cabelo bem cheio na novela da Globo que começou a ser exibida em setembro de 2012 “Lado a Lado” – “O black está em alta! Todo mundo quer ser Sheron Menezzes. Isso é ótimo, porque mostra que as pessoas estão, cada vez mais, assumindo seu cabelo natural, suas raízes. A tendência atual é o cabelo no estilo black mesmo, bem cheio, mas com os cachos definidos”.

Com relação ao corte especificamente, é indiferente, os crespos ou cacheados necessitam de alguns cuidados especiais, pois como nascem em espiral desde a raiz, acabam sendo naturalmente mais opacos e ressecados, já que a distribuição da oleosidade natural do couro cabeludo ao longo dos fios é mais difícil. Além disso, eles têm excesso de volume e são mais difíceis de pentear, dificultando a definição dos cachos. É de suma importância mantê-los sempre serem bem lavados e hidratados para não ficarem armados e sem vida.

É importante fazer uma hidratação profunda à base de queratina antes de pôr o aplique, diz a cabeleireira Sônia Nesi, do Rio de Janeiro, que viu a procura por alongamento aumentar em 80% no seu salão desde o início da novela . “Duas sessões, com intervalo de 15 dias entre elas, são suficientes para fortalecer os crespos, que são naturalmente finos e fracos”.

Tipos de alongamento para cabelos crespos

Aplique em cabelo afro

• Alongamento de queratina: A técnica é indicada para fios a partir de três centímetros de comprimento. Esse tipo de aplique é feito com mechas finíssimas de cabelos e fica posicionado a meio centímetro da raiz e a sua extremidade é fixada com queratina, que é aquecida e derretida com uma pinça especial para cabelos. “Imediatamente, a emenda é pressionada com a ponta dos dedos para que fique bem achatada, não crie volume extra e o caimento seja natural”, diz o cabeleireiro Eron Araújo.

• Express: A técnica também é indicada para fios a partir de três centímetros de comprimento. Já esta opção usa uma espécie de pistola carregada com 12 mechas que vem com queratina na ponta. A máquina leva apenas um minuto para colar esses apliques no cabelo natural. Depois a pistola é recarregada e o processo é repetido por toda a cabeça.

• Entrelaçamento: O comprimento dos cabelos naturais devem ser maiores, em média, na altura dos ombros para que não fique com as emendas aparentes. Trata-se de uma tela cortada em tiras que trazem mechas penduradas, cada faixa é entrelaçada e costurada aos fios como se fosse crochê, ou conhecido também como ponto americano.

Cuidados com cabelo afro, e agora?

Cuidados com cabelo afro, e agora?

Cuidados

Para manter os cabelos com alongamento sempre impecáveis algumas dicas que valem a pena manter. O principal é usar shampoos, condicionadores e máscaras hidratantes, tanto em casa quanto no salão.

É super aconselhável que a pessoa quando for lavar o cabelo em casa, faça também uma mascara de hidratação nos fios. Para arrumar o cabelo, o ideal é usar cremes de pentear ou leave-in antes de secá-lo. “Quem tem cabelo crespo ou cacheado normalmente confia muito na água, fica refém dela. Enquanto o cabelo estiver molhado, está bom. O problema é que, quando a água evapora, o cabelo arma. Já o creme de pentear segura o volume dos fios o dia todo, porque ele forma uma película protetora que define o cacho e mantém ele modelado o dia todo”, acrescenta Andréa Desidério.