Aparelhos Eletrônicos antes de Dormir Prejudicam o Sono

Aparelhos Eletrônicos antes de Dormir

Aparelhos Eletrônicos antes de Dormir

O uso de tecnologias, como o computador e a televisão, antes de dormir parece ser um dos principais fatores que prejudicam o sono atualmente. Pelo menos essas são as conclusões da Fundação Nacional do Sono americana em uma pesquisa feita no início de 2011. Na pesquisa, americanos relatam frequentemente usar a tecnologia antes de dormir. Quase todos os que participaram da pesquisa, 95 por cento, usam algum tipo de eletrônico desde a televisão e a internet até o celular pelo menos algumas noites por semana até uma hora antes de dormir.

No entanto, diferentes faixas etárias relataram diferentes preferências. Os mais velhos (46-64 anos de idade) e os adultos (30 a 45 anos de idade) relataram praticamente os mesmos gostos: 67 por cento e 63 por cento respectivamente gostam de assistir televisão até pelo menos uma hora antes de irem para a cama. Os jovens adultos (19 a 29 anos de idade) e os adolescentes (13-18 anos) disseram ter preferências tecnológicas diferentes.

O que acontece é que a exposição de luz desde o anoitecer até a hora em que vamos para a cama suprime a liberação de melatonina, um dos hormônios que promovem o sono, e assim aumenta nossa percepção, tornando mais difícil o adormecer. Este estudo revela que as telas que emitem luz são muito usadas na hora crucial antes de dormir. A invasão de tais tecnologias para o quarto pode contribuir para a alta proporção dos entrevistados que relataram dormir menos do que precisam.

O uso do computador e laptop também é comum antes de dormir. Cerca de seis em cada 10 entrevistados disseram que usavam laptops ou computadores pelo menos algumas noites por semana antes de dormir. Os utilizadores mais jovens disseram que usaram praticamente todas as noites antes de dormir. Estes dados são preocupantes uma vez que estes jovens precisam de energia e concentração para desempenhar suas atividades na escola ou no trabalho.