Amenize as Dores do Frio com Pilates

Demorou, mas o frio finalmente começa a chegar no Brasil, principalmente nas regiões Sul e Sudeste do país. E, com ele, dores nas articulações e outras regiões do corpo que estavam adormecidas durante o calor para o desespero de muitos brasileiros que sofrem deste mal. Com a diminuição da temperatura, é extremamente comum em muitas pessoas, principalmente os idosos, reclamarem de dores musculares, artrose e outros.

Dentre as atividades que você pode realizar para combater as dores do frio de outono e inverno, o Pilates é uma das mais eficazes.

Pilates

Não pare de praticar pilates durante o período frio

Temos ciência de que é difícil continuar praticando, não apenas pilates, mas quaisquer atividades físicas no inverno e ainda mais com dores pelo corpo.

Quem sofre de artrite nas articulações, por exemplo, pensa em tudo (café na cama bem quente é uma das ações favoritas das pessoas nessa época do ano para acabar com as dores do frio), menos em praticar pilates. Mas a verdade é que ações deste tipo servirão apenas como paliativo, aliviando o sofrimento momentaneamente e voltando com força total assim que sair do conforto de sua casa.

No entanto, se reunir forças para enfrentar o frio e encontrar a solução de sua agonia nos exercícios físicos, sua melhor escolha pode ser o pilates.

Efeito do pilates nas dores de inverno

A artrose apresenta picos intensos de dores nos meses mais frios do ano, e isso ocorre por causa da posição mais retraída que os músculos assumem, na tentativa de conseguirem se aquecer. Com a retração, o fluxo de sangue diminui devido a constrição vascular, deixando a região muito mais sensível as dores provocadas pela artrose.

Tudo pode piorar com a diminuição de exercícios, ocasionando menor lubrificação articular e insuficiência de cartilagem.

O Pilates é uma excelente forma de prevenir e tratar destes males, pois os exercícios dele originados foram feitos para alongar e fortalecer os grupos musculares que sustentam a coluna, ombros, joelhos e os quadris ao mesmo tempo, impedindo o desgaste e mantendo todo o grupo muscular de seu corpo equilibrado, fornecendo grande alívio, ou até mesmo livrando seu corpo completamente das dores nas articulações causadas pelo frio.

Efeito do pilates

Entenda: a recomendação do pilates para as pessoas que sofrem com dores de inverno é fortalecida pelo fato de que se trata de uma técnica que prega pelo equilíbrio da postura e do condicionamento físico. As dores continuarão se você fortalecer somente uma região muscular, deixando as demais sobre estresse, como ocorre em exercícios voltados a musculação somente.

O método do pilates propicia, ao idoso principalmente, uma correção na postura e o equilíbrio entre os músculos, completamente sem riscos a lesões musculares e entregando o maior desejo dos que sofrem dessas angústias: passar pelos meses de frio sem dores nos músculos e articulações.

Pratique pilates por pelo menos 30 minutos ao dia, no mínimo.

Mas lembre-se: essas atividades só terão resultado e estarão livres de possíveis lesões se você as fizer acompanhado de um profissional qualificado nas técnicas de pilates.

Melhore sua qualidade de vida com disciplina e responsabilidade.