Aluguel de Móveis de Escritório como Estratégia

Cada vez mais, as empresas buscam alternativas para serem mais competitivas, investirem de forma adequada seus recursos, evitando imobilizar recursos financeiros onde realmente não são o foco empresarial da organização.

Temos observado que várias empresas, tem se utilizado do aluguel de mesas e cadeiras como uma estratégia de negócios para iniciar as atividades de uma nova divisão, um escritório de vendas, representações de empresas estrangeiras, ou até mesmo, empresas transnacionais que começam a se estabelecer em nosso país.

Móveis para escritório

Móveis para escritório

Desafios ligados ao uso de recursos financeiros em ativos móveis

Os aspectos ligados à essa estratégia de negócios estão em alguns aspectos principais, que são:

1 – Utilização dos recursos de forma racional e parcimoniosa:

Todos sabemos que negócios em sua fase de início, tem vários objetivos a serem cumpridos em prazos bastante curtos (em muitos casos nos quais a sua sobrevivência está em jogo), bem como, racionalizar o uso dos recursos o máximo possível é fundamental.

A montagem de um escritório ou nova sede pode ser extremamente dispendiosa, tanto sob os aspectos de recursos financeiros, quanto pelo desperdício de tempo, além obviamente de imobilizar ativos – pois é fato que esse perfil de equipamentos (móveis, mesas e cadeiras) desvaloriza rapidamente no mercado – ou seja, na prática é investido um recurso precioso e seu retorno ou manutenção de valor é ínfimo.

2 – Características como mobilidade e versatilidade:

Existem vários relatos onde são retratados o início de várias startups, empresas que estão em desenvolvimento ou ainda em fase de implantação no Brasil.

É unânime a avaliação que antes de conseguirem se estabelecer de uma forma mais perene, irão enfrentar inúmeras mudanças é adaptações em suas estratégias, alteração e composição do quadro de colaboradores, parceiros e sócios e também “mudanças físicas”, isso mesmo, vão mudar de sede, de endereço e de instalações várias vezes.

Isso é um fato concreto, seja porquê estão em fase de ampliação, seja porquê irão buscar melhores lugares que se adaptem melhor ao seu desenvolvimento, ou ainda, porquê estão em busca de custos mais racionais e adequados aos seus fluxos de caixa.

Estratégia de locação de cadeiras e mesas

Em resposta à essas variações, a locação de móveis para empresas e escritórios, notadamente a locação de mesas e cadeiras surge como uma solução inteligente para essa fase inicial de vários tipos de negócios.

Tanto sob o aspecto do desembolso inteligente (as empresas só pagam pelo que efetivamente estão utilizando), agregando ou tirando mobiliários conforme o ritmo, necessidade ou quantidade de pessoas efetivamente trabalhando.

Essa é uma questão bastante peculiar, que a imensa maioria das empresas não pensa com o devido cuidado – a facilidade de se adaptar à novos cenários, mercados e perspectivas de negócios, concorrentes e produtos – raramente encontra eco em sua gestão cotidiana, na forma como encara a administração do seu dia a dia.

Uma empresa que compra mobiliários que são ideais para um determinado ambiente – não leva em conta que caso tenha que mudar de espaço físico, aquelas mesas e cadeiras podem não servir em um novo espaço.

Outro aspecto, é que montar e desmontar móveis de forma errada, faz com que percam a solidez e rapidamente ficam com aparência de velhos e desgastado.

Pagando pelo que é efetivamente utilizado

O aluguel de mesas e cadeiras, bem como, tantos outros itens de escritórios e empresas como armários, estantes, balcões, móveis de recepção, móveis para salas de reunião, mesas e cadeiras para diretoria, mesas de apoio, e até mesmo, equipamentos de informática como notebooks, computadores e servidores, ano a ano vem sendo mais utilizado por diferentes empresas dos mais variados segmentos. O aluguel permite que cada empresa utilize criteriosamente somente aquilo que necessita de fato.

Existem inúmeras alternativas de modelos, design e padrões que as empresas podem lançar mão – podendo inclusive, efetuar a troca de mobiliários de tempos em tempos. Mas mais do que isso, a questão é de filosofia de gestão, onde cada recurso é avaliado de forma criteriosa e onde a empresa pode implantar a filosofia do uso racional desses recursos, impactando o time de colaboradores e determinando um padrão de políticas internas e formas de atuação.

Empresas ágeis, flexíveis e que racionalizam de forma criteriosa como vão se conduzir nos mercados, tendem à ser as empresas mais vitoriosas, lucrativas e bem sucedidas. Cada pequeno detalhe, tem que ser pensado globalmente e saber utilizar de forma inteligente os recursos financeiros de uma empresa, otimizar o fluxo de caixa é definitivamente um excelente início para qualquer organização.