Alugar ou Comprar um Imóvel? Saiba Como Escolher a Imobiliária Certa!

Alugar ou Comprar um Imóvel? Como Escolher a Melhor Imobiliária

Alugar ou Comprar um Imóvel? Como Escolher a Melhor Imobiliária

 O ato de comprar, vender ou alugar um imóvel não é uma coisa tão simples de se fazer, por esse motivo, muitas pessoas buscam o auxílio de imobiliárias, mas para isso, é preciso estar bem atento para não cair em armadilhas.

Por isso, busque informações sobre a imobiliária e o corretor que vai lhe atender. Se você estiver vendendo o local por meio da imobiliária a atenção deve ser redobrada, para que eles não deixem pessoas irem até o espaço sem o acompanhamento de um corretor, por exemplo. As imobiliárias atuam na intermediação dessa negociação e facilitam a relação entre locador e locatário ou proprietário e comprador e se sustentam somente com comissões e taxas negociadas legalmente. Além disso, elas são fundamentais na divulgação do imóvel, bem como no auxílio às negociações e trâmites legais nos processos de compra e venda ou de aluguel.

É importante verificar também a carteira de clientes, a estrutura, os serviços oferecidos e se possível entrar em contato com pessoas que já efetuaram alguma compra ou venda através desta empresa. Assim, você conseguirá identificar a credibilidade de tal imobiliária, e ficar mais tranquilo em relação ao seu imóvel.

Tanto o proprietário quanto o futuro locatário ou comprador devem entrar no site da entidade para consultar se há algum processo disciplinar contra a imobiliária. É bom também procurar no site do Procon e do Tribunal de Justiça se há alguma reclamação ou processo contra a empresa.

As principais características de uma boa imobiliária são:

  •  Ter tradição e respaldo no mercado imobiliário;
  •  Ser credenciada no Creci;
  •  Não possuir ações criminais.