Alto Falantes para Som do Seu Carro

Fim de ano se aproxima, todo mundo quer viajar e muitas famílias vão passar horas nos automóveis. Essas horas podem ser maravilhosas, cheias de música, bate-papos, boas lembranças, paradas em lugares legais, lanches gostosos… tudo depende do clima que estiver entre os passageiros, sejam eles amigos, famílias ou casais, viajar é sempre muito bom! Música sempre é uma boa pedida. Seja nas viagens, seja no trânsito caótico das cidades grandes e ter bons alto falantes é uma regra se você gosta de som audível.

Você que não tem muita prática na escolha desse tipo de equipamento automotivo, pode se basear em algumas informações para decidir qual seria o melhor alto falante para o seu carro. Veja só:

O tipo de música que você gosta deve influenciar em algumas decisões. Por exemplo:

  • Alto falante Coaxial: são dois alto falantes dentro de um envólucro, cumprem bem o papel de manter um som ambiente no automóvel.
  • Alto falante Triaxial não é um simples alto falante. Ele é um conjunto de tecnologias e dentro de sua caixa, você encontra um woofer, um mid-range e um tweeter (daí o nome Triaxial). Faz um bom som e não decepciona os fãs de sertanejo e românticas, mas em caso de música Black ou Rap, pode deixar a desejar pois não é indicado para reprodução de contrabaixo, baixo eletrônico e bumbo de bateria.
  • Alto falante Quadriaxial ou Alto falante Pentaxial:  tem maior capacidade de reprodução de todos os instrumentos  pois possuem um ou dois Woofer(s) responsável pelas frequências baixas, um Mid-Range responsável pelas frequências médias e dois tweeters responsáveis por reproduzir as frequências altas (agudos), oferece um som mais nítido e é muito utilizado na parte traseira dos veículos.

Para montar um som bem distribuído, você pode investir em um par de alto falantes quadriaxiais ou pentaxiais de 6×9 polegadas no tampão traseiro do porta-malas e um par de alto falantes coaxiais ou triaxiais, alto falantes 5 polegadas e alto falantes 6 polegadas nas portas dianteiras (o tamanho pode variar de acordo com o modelo do carro). Se o que você quer é perfeição no som, independente de volume, instale mantas acústicas nas portas, isso fará muita diferença.

Procure também por um bom módulo de potência. Muitos ainda acreditam que ele só se faz necessário para pessoas que gostam de som alto, mas não é verdade. O módulo regula o som de forma ideal, deixando-o mais gostoso de ser ouvido. Hoje você encontra alto falantes de diversas cores, formatos e tamanhos e uma boa pedida é procurar pelos que são envolvidos por borracha nas laterais, pois isso permite uma melhor fixação e proteção do equipamento, garantindo assim, mais qualidade de som.

Para evitar surpresas, busque por marcas conhecidas como Hurricane, Bravox, Seleniun, New Edge, H-Buster e Hinor e compre sempre com garantia. Dessa forma, você terá um som de qualidade no seu veículo e saberá que seus alto falantes estarão com você durante muito tempo.