Alimentos Ricos em Fibras Ajudam a Emagrecer

Vantagens das fibras

Alimentos Ricos em Fibras

Grande parte das pessoas que estão acima do peso têm dificuldades de perder o excesso. Isso pode ser devido a várias causas, entre elas, emocionais, hormonais, e problemas de saúde. Muitas vezes, apenas uma dieta não é suficiente para perder a barriga. E a barriguinha pode acarretar vários problemas, não somente estéticos, mas de saúde. Se decidir perder peso por questões de estética, ótimo, mas é bom aproveitar e dar uma verificada se a saúde está em dia. Faça exames de rotina, assim, poderá entrar em forma e cuidar da saúde ao mesmo tempo. Porém, sabemos que alguns alimentos são ótimos para ajudar no emagrecimento, como os ricos em fibras.

O que são fibras?

Fibras podem ser encontradas em vários tipos de alimentos, e há dois tipos de fibras: as solúveis e as insolúveis, ambas com diversos benefícios para o organismo. As fibras solúveis retêm água, aumentando o volume aumentando a sensação de saciedade, fazendo com que o alimento demore mais a passar pelo trato intestinal. Já as fibras insolúveis auxiliam o funcionamento do intestino, regularizando-o, aumentando o bolo fecal e ajudando a evitar a constipação.

O consumo de alimentos com fibras solúveis ajuda a reduzir a gordura na área abdominal, que é a mais perigosa para a saúde.

Principais fonte de fibras

A melhor forma de obter os dois tipos de fibras para o organismo é consumir todos os tipos alimentos que contenham o nutriente. As fibras solúveis podem ser encontradas na aveia, em leguminosas, lentilha, em algumas frutas como a maçã, a laranja e a manga, no feijão, na cevada. Já as insolúveis são encontradas no farelo de trigo, nas verduras e em grãos integrais. Também é possível optar por cápsulas de fibras, que são vendidas em lojas de produtos naturais, como Herbalife, Mundo Verde, etc.

Mas é preciso ter atenção ao consumo de fibras: é importante beber bastante água e tomar cuidado, pois tudo em excesso faz mal. O excessivo consumo de fibras pode causar prisão de ventre, além de dificultar a absorção de outros nutrientes. Além disso, pode causar celulite e acne, e sobrecarregar o fígado e os rins, já que as toxinas não são totalmente eliminadas pelo organismo.