Alimentos Funcionais x Hipertensão

Alimentos funcionais, o que são?

São todos os alimentos ou bebidas que, consumidos na alimentação cotidiana, podem trazer benefícios específicos,  graças à presença de ingredientes fisiologicamente saudáveis.

Como esses alimentos podem melhorar a sua saúde?

Alguns desses alimentos tem efeito  na redução dos níveis de colesterol  e/ou triglicerídeos no sangue, prevenindo o desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

Quais são eles?

Peixes: ricos em ácidos graxos ômega 3, estão ligados à manutenção e estabilidade dos batimentos cardíacos, além de regular a coagulação sanguínea, a manutenção dos baixos níveis de triglicérides, entre outros.

Soja: está relacionada à regulação dos níveis de colesterol, redução dos sintomas da menopausa/climatério e prevenção de fraturas.

Semente de linhaça: reduz as lesões nas artérias causadas pelo acúmulo de gordura, é fonte de ácidos a-linolênicos (ômega3).

Alho e cebola: estão relacionados na prevenção de doenças cardiovasculares e no controle da pressão arterial. Contém substâncias como alicina, enxofre e sulfetos alílicos (alilsulfetos).

Aveia: contém oligossacarídeos (carboidratos)que ajudam a reduzir o LDL (colesterol ruim) do organismo.

Mamão: fonte de fibras solúveis, auxilia na redução dos níveis de colesterol no sangue, além de combater os radicais livres.

Vinho: contém resveratrol, substância responsável por reduzir a viscosidade do sangue, tem poder antiinflamatório e anticancerígeno.

Azeite: rico em ômega 9, diminui o LDL (colesterol ruim) e aumenta o HDl (colesterol bom).

Não esqueça:

Os alimentos funcionais devem fazer parte de uma dieta equilibrada e balanceada, ou seja, devem compor uma alimentação saudável.