Alimentos Crus Ou Cozidos? Qual é o Mais Nutritivo?

Alimentos Crus Ou Cozidos?

Alimentos Crus Ou Cozidos?

Muitas pessoas têm muitas dúvidas sobre o melhor modo de preparar uma alimentação de qualidade, e que aproveite ao máximo os seus nutrientes. Com efeito, a absorção dos nutrientes pelo organismo, segundo os especialistas, pode ser maior ou menor dependendo do modo como os alimentos são preparados. Diante disso surge uma dúvida: qual a melhor forma de preparar os alimentos, cozidos ou crus?

Alimentos cozidos X Alimentos crus

Segundo os especialistas, é muito difícil comparar as qualidades nutricionais de alimentos crus e cozidos. A razão é simples: o preparo de alimentos crus ou cozidos tem as suas vantagens e desvantagens; e não é à toa que muitos alimentos tornam-se mais saudáveis após o cozimento, ao passo que outros apresentam um maior valor nutricional se forem consumidos crus.

Alimentos cozidos

Veja abaixo as vantagens e desvantagens de se consumir alimentos cozidos.

Vantagens

1 – O cozimento geralmente apura o sabor dos alimentos, tornado-os mais apetitosos e com o aspecto bem melhor.

2 – Cozinhar os alimentos contribui para reduzir o risco de intoxicação alimentar.

3 – Cozinhar os alimentos facilita a trituração e o processo de digestão, uma vez que os alimentos cozidos exigem menos desperdício de energia.

4 –No caso de alguns alimentos como feijão e soja ( ricos em substâncias que prejudicam a absorção de minerais), o cozimento torna um número de nutrientes essenciais muito mais fáceis de serem absorvidos pelo organismo.

Desvantagens

1 – Segundo especialistas, os alimentos cozidos geralmente perdem boa parte de seu valor nutricional; mas é claro que a quantidade de nutrientes que se perde ao cozinhar um alimento também depende do tipo de alimento e da forma como ele é preparado. Por exemplo, certas vitaminas, tais como a vitamina C, podem ser facilmente eliminadas quando os legumes são mergulhados em água fervente. Porém, para minimizar a perda de vitaminas e outros nutrientes, segundo especialistas, você pode cozinhar os legumes com pouca água e no menor tempo possível, ou cozinhá-los no vapor.

2- Quando cozinhamos os alimentos acabamos destruindo as enzimas naturais que estão presentes neles. Para quem não sabe, as enzimas são um aliado importante na manutenção da nossa saúde, pois elas ajudam o nosso organismo a digerir os alimentos e absorver os nutrientes. A falta dessas enzimas pode acarretar vários problemas de saúde, como ganho de peso, deficiência de nutrientes e problemas digestivos.

Alimentos crus

Veja abaixo as vantagens e desvantagens de se consumir alimentos crus.

Vantagens

1 – Quando consumimos, por exemplo, vegetais crus, conseguimos aproveitar ao máximo seus nutrientes que muitas vezes se perdem durante o cozimento prolongado; sem contar que os alimentos crus preservam melhor as propriedades antioxidantes que retardam o envelhecimento de uma pessoa.

2 – Alimentos crus como vegetais e frutas são uma excelente fonte de fibras que colaboram para o bom funcionamento do intestino.

3 – O consumo diário de uma dieta rica em vegetais verdes e amarelos pode inibir o desenvolvimento do endurecimento das artérias, reduzindo assim o risco de uma doença cardíaca.

Desvantagens

1 – As pessoas que priorizam o consumo de alimentos crus na sua refeição revelam ter uma carência de licopeno – substância antioxidante que ajuda a reparar os danos que são causados pelos radicais livres. Estudos revelam que um tomate cozido contém 3 a 4 vezes mais licopeno do que um tomate cru.

2 – Segundo os especialistas, existe sempre aquele risco de contaminação por bactérias que podem prejudicar nossa saúde, especialmente quando desconhecemos a procedência dos produtos.

Portanto, como se vê, ainda não existe um consenso sobre qual é a melhor forma de consumirmos os alimentos, se crus ou cozidos; mesmo porque, conforme vimos, há muitas diferenças nutritivas entre alimentos crus e cozidos, sem contar que alguns organismos toleram alimentos crus e outros não. A dica, segundo alguns nutricionistas, é a pessoa deixar que o seu paladar indique se um alimento deve ser consumido cru ou cozido.