Alimentação Recomendada Para Diabéticos. Saiba O Que Escolher

Frutas

Frutas para diabéticos

Como o diabetes é uma doença metabólica caracterizada pela incapacidade do organismo em manter o nível de açúcar no sangue ( glicemia ) dentro dos limites considerados normais, é muito importante o portador de diabetes conhecer os Alimentos mais indicados para ele – único modo de desfrutar de uma alimentação saudável, comendo sem culpa.

Confira abaixo os alimentos que são de consumo livre para os diabéticos, além de algumas recomendações importantes.

FRUTAS

Segundo especialistas, se você é diabético, pode comer sem medo as seguintes frutas: banana, laranja, pêra, mamão, melão, maçã, pêssego, morango e amora e limão. O ideal é que você opte por comê-las sempre frescas – principalmente nas sobremesas – uma vez que as frutas são ricas em minerais e vitaminas. Mas não podemos esquecer que, quando consumidas em quantidades adequadas, as frutas só trazem benefícios à saúde, porém, se consumidas em excesso, qualquer fruta pode contribuir para aumentar a glicemia.

VERDURAS

Entre os tipos de verduras indicadas para os diabéticos, podemos alistar: alface, brócolis, almeirão, agrião, repolho, couve, brócolis, couve-flor, chicória, espinafre, brócolis, escarola e acelga.

LEGUMES

Você pode comer á vontade: abobrinha, vagem, abóbora, berinjela, chuchu, cenoura, etc. Porém, você deve comer com moderação: batata, cará, inhame e mandioca.

CARNES

Para o diabético o recomendável é ele consumir sempre carne bovina magra, peixe e frango, mas sempre cozidos, assados ou grelhados, em vez de fritos. E por falar em carnes, se você é diabético, evite consumir carnes gordurosas e embutidos( lingüiça, salsicha, mortadela, etc ).

BEBIDAS

Quem é diabético pode fazer uso da seguintes bebidas: café, chá, leite, suco de limão e refrigerantes dietéticos. Mas atenção: jamais utilize açúcar para adoçar as suas bebidas, prefira adoçantes artificiais. Já as bebidas alcoólicas devem ser evitadas; mas se ocasionalmente quiser ingeri-las, é bom fazê-lo com moderação, e de preferência durante as refeições.

RECOMENDAÇÕES IMPORTANTES

Além das dicas acima, quem é diabético nunca deve pular as refeições, segundo os nutricionistas. O ideal é a pessoa se alimentar a cada 3 horas, cumprindo as refeições principais e lanches nos intervalos, sempre comendo devagar, desfrutando assim cada bocado. Ademais, também é aconselhável ela procurar consumir pouco sal e, se possível, evitar os alimentos industrializados que podem causar um aumento da pressão arterial e elevar os índices de glicose.

É claro que estas são apenas algumas dicas e recomendações que objetivam ajudar o portador de diabetes a conhecer os alimentos que são benéficos à sua saúde. Mas se estas indicações forem seguidas à risca, com certeza ele manterá uma boa qualidade de vida através de uma alimentação saudável!