Alimentação e Saúde

Como você tem se sentido ultimamente? Bem disposto, cansado, sonolento, fraco? É normal de vez em quando, sentirmos indisposição ou cansaço, ainda mais nos dias de hoje, em que se anda cada vez mais estressado. Mas esses podem ser sintomas de outros problemas, que podem, inclusive, estar ligados à alimentação que levamos.

É comum nos sentirmos cansados após dormir mal, mas a má alimentação também faz com que nossa saúde seja afetada, assim como a fraqueza pode ser sinal de vários outros problemas de saúde. Por isso, é muito importante investigar, levar em conta o que se está colocando no prato e o tempo disponível para a alimentação.

Anemia e má alimentação

A fraqueza e o cansaço podem ser causados por diversos motivos, como estresse do dia a dia, dormir mal, falta de lazer e excesso. Mas também pode ser sintoma de outras doenças, como depressão, problemas hormonais e anemia. Maus hábitos alimentares deixam a pessoa com carência de alguns nutrientes que são importantes para o corpo, e a falta de alguns desses nutrientes, como o ferro ou vitamina B12, podem causar a anemia. E um dos sintomas da anemia é justamente essa fraqueza, além de palidez, unhas fracas e falta de ar. Além disso, a má alimentação pode causar problemas cardíacos e problemas no estômago, como azia e gastrite, além de prisão de ventre.

Combatendo a fraqueza

A melhor forma de combater e prevenir a anemia e outros problemas causados pela falta de nutrientes é com uma alimentação adequada e balanceada. Inclua no cardápio legumes, frutas, verduras variadas, e não prive o organismo de proteínas e carboidratos. Se preferir, você pode comprar Herbalife ou algum suplemento alimentar, assim como multivitamínicos, que podem ajudar o organismo a alcançar os níveis de nutrientes necessários para o bom funcionamento. Mas jamais deixe de consultar a opinião de um médico e não deixe de se alimentar corretamente. Também é importante manter a hidratação do corpo, bebendo bastante água, pois até mesmo a ingestão de poucos líquidos pode causar cansaço. Também é importante a realização de exercícios físicos e regular o sono, para garantir um melhor descanso e posição de energia durante a noite.