Alguns Cuidados para Curtir o Litoral

Quando nos dedicamos a diversão por vezes esquecemos de cuidados básicos para preservar a nós e a nossa família quando viajamos para o Litoral Norte de São Paulo, especificamente, Maresias. Não é uma culpa assim tão grande, no entanto, sempre é bom ter em mente que eles podem ser bastante úteis. Sendo assim destacamos alguns dos mais rotineiros e também mais essenciais.

protetor-solar-dermatologia

Alimente-se de forma a estar de bem com o ambiente

Convém evitar alimentos gordurosos, e sempre hidratar-se, comer frutas sempre ajuda e um período bem recomendado é o três em três horas. Devido ao clima quente é natural, que mesmo na sombra se perca muito líquido, daí incorrendo o perigo da desidratação. Quando se ingere muita gordura em ambientes assim, sonolência, suor exacerbado, tonturas e indisposição são prováveis consequências.  Cuidado com alimentos que são ricos em proteínas de origem animal e seus derivados (frango, peixes, carnes, queijos, frutos do mar, quando armazenados em temperaturas entre 5 e 65ºC), pois eles podem ser contaminados por bactérias de maneira relativamente fácil em temperaturas elevadas. Sobre as frutas prefira melancia, banana, laranja e abacate. Em caso da ingestão de álcool é bom intercalar com água para retardar o efeito.

Sobre o sol sempre fique atento

Para evitar as queimaduras do sol é interessante usar filtro solar fator 30 e aplicá-lo cerca de 15 minutos antes de sair à rua, tempo em que ele leva, de fato, para fazer efeito. Se fizer quaisquer atividades físicas ou entrar na água, reponha a cada uma hora e meia. Mesmo se ficar na sobra é bom renová-lo a cada duas horas. Lembre-se que no horário é das 10 h às 16 h é maior a incidência de raios ultravioletas B (UV-B), um dos principais causadores do câncer de pele. Em caso de queimaduras use hidratante para diminuir o desconforto recomendando-se os a base de azuleno/aloe mais refrescantes.  Use chapéus, óculos de sol e protetores labiais.

Segurança nunca é demais

Sempre prefira praias que tenham guarda-vidas, e fique atento às sinalizações sobre pontos com correnteza, ali também há distribuição de pulseira de identificação para crianças. Dados como o telefone e pontos de referência são fundamentais para encontrar os pais do infante caso seja necessário.

O uso de boias e colchões de água dever ser utilizados de maneira sábia para que uma falsa noção de segurança total leve a acidentes.  Se por acaso deparar-se com uma correnteza procure se movimentar de roma lateral até escapar dela e não nadar direto para a praia. Essas primeiras têm quinze metros e com calma é possível se livrar delas, ao passo que, nadando para a praia pode haver cansaço demasiado e perigoso.  Evitar álcool sempre é bom em banhos de mar nas profundezas e perto de rochas.

Valores e casa

Use bolsas pequenas carregando-as à frente de seu corpo, evite contar dinheiro e mostrar grandes quantias em público. Ficar atento a movimentação ao redor e não tomar cuidado com locais desertos também é de bom tom.  Nas agências bancárias, não saque grandes quantias e atenção a pessoas que possam observar suas atividades. Cuidado com aparelhos que possam ter sido adulterados para clonar seu cartão. Em casa de veraneio tente não ficar muito tempo no portão, não deixe portas e janelas abertas quando for a praia.