Agricultura: O Que é Mulching?

Agrofilme MulchingAplicação de Mulching

Mulching, também conhecido como “acolchoado”, é uma técnica de agricultura e jardinagem que forma uma camada resistente a intempéries na superfície do solo, ou seja, o protege de qualquer extremo das condições climáticas como vento forte, temporal, seca e calor tórrido. Além da proteção contra intempéries, o mulching se destaca por trazer vários outros benefícios para os frutos, flores e plantas onde pode ser aplicado.

Essa técnica surgiu nos estados unidos, principalmente contra proteção das nevascas do país, porém foi exportada para o mundo e hoje é indispensável para uma boa plantação.

Sua camada consiste em uma verdadeira barreira física à transferência de energia e vapor d’água entre o solo e a atmosfera, podendo ser formada por um material orgânico como folhas, serragem ou palha, e também por um filme plástico especial. Os filmes plásticos, devido à sua durabilidade e praticidade, se tornaram mais populares e esses possuem algumas variações que se adaptam a necessidade do seu solo e linha de cultivo e ao resultado que você deseja.

Características

A forração com um filme plástico na aplicação do mulching possui diversas características específicas e vantagens para sua plantação.

Por ser opaco, aumenta sensivelmente o fluxo de calor acima da camada, o que contribui para um melhor desenvolvimento da cultura, e abaixo, no solo, diminui a temperatura fazendo com que a área permaneça úmida.

O filme também reduz o consumo de água, por mantê-la por mais tempo; evita o crescimento de ervas daninhas; controla e manipula o microclima; na maioria dos casos, evita o contato dos frutos com o solo; favorece o crescimento das plantas; diminui perda de fertilizante; e diminui amplitude térmica entre o dia e a noite.

Conheça algumas variações de filmes mulching que você pode encontrar:

Tipos de filmes:

Mulching preto:

O Mulching preto é um filme plástico de Polietileno que possui alta durabilidade e resistência. Sua maior característica é sua elasticidade. Pela cor preta, geralmente absorve o calor do sol e cria uma camada com uma temperatura elevada que pode ser interessante para determinadas culturas.

 

 

Mulching preto e branco:

É considerado a segunda geração de mulching. O mulching preto e branco apresenta melhores resultados em relação ao uso do filme mulching preto. Devido a sua alta refletividade, proveniente da cor clara, ele permite maior dispersão de luz, fazendo com que o fruto ou vegetal receba luz também pelo sentido ascendente. Por ser claro, também esquenta menos, o que evita a possível queimação de folhas.

Mulching preto e prata:

O mulching preto e prata  é um intermediário entre os dois tipos anteriores de filmes mulching. Atrelando características medianas, o mulching preto e prata não queima as folhas ou frutos e mantém uma boa temperatura de aquecimento. Sua cor também auxilia a ofuscar a visão de insetos voadores e permite a utilização por um número maior de culturas.

Principais aplicações

Seu uso é comum para plantação de morango, melão, tomate, abacaxi, uva, berinjela, pepino, alface, pimentão, palmeira ornamental e diversas outras culturas de pequeno, médio e grande porte.

Para plantas, muitas pessoas utilizam as cores que podem ser obtidas com filmes plásticos e materiais naturais para efeitos decorativos.

Onde encontrar

Filmes mulching preto, preto e branco, e preto e prata podem ser encontrados com larguras de 1,00 a 1,80 metros e comprimentos de 500 a 1000 metros, porém se o filme que você precisa não for desse tamanho, a empresa Negreira fabrica medidas diferente sob encomenda.

Avalie sua necessidade e procure o filme mulching certo para a sua plantação.