Adolescentes e a Internet – Perigos da Rede

A Internet é uma rede de comunicações que interliga computadores em todo o mundo. Este recurso é bastante grande e oferece: informação imediata, recursos de imagens e uma grande quantidade de dados, entre outras coisas. A Internet é fundamentalmente um dispositivo de comunicação “que conecta as pessoas e fornece informações”. A complexidade do sistema mudou, além da forma sobre como as pessoas se relacionam, os nossos métodos de compra e venda de bens.

Como todos sabem a Internet é uma ferramenta usada pela maioria das pessoas ao redor do mundo, muitos pais gostariam de saber toda vez que seus filhos tenham acesso à Internet. Isto pode ser muito difícil em muitas circunstâncias. Há vários lugares onde as crianças podem acessar a Internet, sem que seus pais saibam.

Esse acesso a determinados cenários da web, sem o conhecimento e o consentimento dos pais é perigoso para a segurança dos adolescentes e de toda a família, pois muitos cenários de rede tendem a ser arriscados para as pessoas independentemente da idade. A identificação das ameaças possíveis pode ser esmagadora para muitos pais, mas é um passo necessário no processo de identificação e proteção das crianças e da família.

Há um preço alto a pagar para a conveniência da Internet. Muitos pais estão muito preocupados com os diversos elementos para que seus filhos possam estar expostos a navegar na World Wide Web. Ter o conhecimento básico da Internet não é suficiente. Os pais também precisam capacitar-se através do conhecimento dos perigos que existem nele.

Sabe-se que muitos maníacos na Internet acompanham as suas vítimas em redes sociais e outras páginas da Web onde eles têm acesso a informações pessoais dos usuários, a maioria dos quais são crianças e jovens, esta informação cartão pode ser da idade, endereço da escola, e até mesmo uma conta bancária ou de crédito.

Algumas das ameaças potenciais podem ser descritas como:

  • Roubo de dados pessoais.
  • Software Mal-Intencionado.
  • Conteúdo inapropriado.
  • Intimidação.
  • Drogas
  • Jogos.

Todos estes cenários podem ser na vida quotidiana dos nossos filhos durante seu tempo na web, que são muito difíceis de detectar, sem a formação adequada e conhecimentos sobre o assunto. Todos devem estar cientes de que a Internet é um mundo de possibilidades em uma única tela é ainda um mundo cheio de perigos e incertezas para crianças e adolescentes.