A Tradicional Fondue de Queijo

Fondue de Queijo.  Fonte: Restaurante Hannover

Tradicional Fondue de Queijo

É só o friozinho começar a chegar para que a deliciosa fondue de queijo garanta espaços reservados na agenda dos casais de plantão, de todos aqueles que são apaixonados por um queijinho derretido e de um número cada vez maior de pessoas.

Mas você sabe como surgiu essa delícia?

Confira aqui a história dessa delícia da culinária!

A história da Fondue

A história da fondue de queijo se confunde com a história da própria receita, afinal, a primeira fondue a existir foi a de queijo. Foi só após esse delicioso prato com base de queijos derretidos conquistar o paladar europeu, para ser adaptado para todos os tipos de fondues que conhecemos hoje (Exemplo.: Fondue de carnes, frutas, chocolate, marshmallow e etc.). Existem diferentes versões sobre a origem dessa receita, porém o que há de concreto é que a referência mais antiga registrada sobre o prato está em um livro de receitas escrito em Zurique, a maior cidade da Suíça, em 1699.

Entre algumas versões, alguns afirmam que a fondue surgiu pelas mãos dos produtores de leite e queijo das regiões montanhosas da Suíça, quando os mesmos precisariam derreter o queijo que ficou ressecado para poder consumir já que a região é fria e as cidades ficavam a uma distância considerável para a compra de mantimentos.

Há até alguns que dizem que a receita surgiu por conta da escassez de alimentos durante a Segunda Guerra Mundial. Porém, essa versão é bem mais fácil de ser identificada como infundada, logo que esse período de guerra ocorreu entre 1939 e 1945, quase dois séculos após a receita ter sido registrada em Zurique.

A fama internacional da fondue deve-se ao chef Conrad Egli que, na década de 50, passou a servir o prato em seu restaurante Chalet Suísse, em Nova York, e começou a difundir o prato pelo mundo.

A receita maravilhosa

Fondue de Queijo. Fonte: Restaurante Hannover.

Perfeita para comer no friozinho com aquela companhia especial, a fondue de queijo é a verdadeira oitava maravilha do mundo.

O termo “fondue” vem da palavra francesa “fondre”, que significa derreter. E somente seu nome já diz muito sobre sua forma de preparo.

Normalmente servido com pãezinhos italianos, a fondue é uma mistura de queijos derretidos ao vinho branco. Os queijos tradicionais da receita são os queijos emmenthal e gruyére, porém encontramos diversas variações com queijos bel pease, cheaddar, edam, couda, entre outros, que também são uma delícia!