A Tão Temida Entrevista de Emprego

Entrevista de Emprego

Entrevista de Emprego

Mundo globalizado, Linkedin, networking, redes e mídias sociais. Muita coisa mudou. O mundo mudou. Mas, ainda temos de enfrentar as tão temidas, entrevistas de emprego. Muitas vezes arcaicas, em outras empresas, já mais atuais. Não tem jeito, a maioria das empresas ainda trabalha com o modelo tradicional de recrutamento e seleção, e isso inclui, obviamente, uma entrevista cara a cara com o seu futuro gestor.

Mas, será que há segredos para uma entrevista de emprego perfeita? Será?

Não, não há segredos para sair-se bem numa entrevista de emprego. O que existe e é fato, são pequenos detalhes que fazem toda a diferença na hora de ser escolhido para aquele tão sonhado cargo. E o melhor – tudo está ao seu alcance.

  1. Conheça sobre a empresa que você vai visitar – e isso quer dizer, visite o site institucional da empresa, conheça sua história, missão, visão e valores (o máximo que pode acontecer, é você não passar, mas ter mais conhecimento guardado na caixola!);
  2. Vista-se adequadamente para a entrevista – pode parecer óbvio, mas nem todo mundo se lembra de fazer bem a barba, usar uma maquiagem discreta, usar roupas passadas (ao menos isso né?), tomar cuidado com o perfume, com o penteado;
  3. Ser pontual – e isso não quer dizer, chegar exatamente no horário marcado! Pelamordedeus! Tente chegar com alguns minutos de antecedência. Chegando 15 minutos antes, você tem tempo para respirar, colocar as idéias em ordem e revisar mentalmente o que preparou para o momento;
  4. Olhe nos olhos – isso demonstra confiança, verdade, empatia, comprometimento e ganha praticamente 99% dos recrutadores.
  5. Você jura dizer a verdade, somente a verdade e nada além da verdade? Seja sincero sobre suas experiências profissionais, qualificações pessoais e formação educacional. A pior coisa é mentir tanto no currículo, como posteriormente na entrevista. Imagina se você diz que é super fluente no inglês, é contratado, e na hora de fazer aquela web conference com a matriz nos States, seu chefe descobre que tudo não passou de uma “mentirinha”? É, melhor nem pensar nisso. NEXT!
  6. Conheça você mesmo – apresentar-se numa entrevista de emprego é como vender um produto numa loja. E no caso ali, VOCÊ é o produto. Se não tiver conhecimento a respeito do produto, o que vai vender? Por isso, invista um tempo para que você possa se conhecer melhor. Afinal de contas, conhecimento na hora de vender um produto faz toda a diferença!
  7. Esteja pronto para levar não – Ninguém gosta de perder, mas…derrotas fazem parte da vida. E, se utilizadas da maneira correta, podem ser importantes pontes para o crescimento no futuro. Por isso, ouvir um não deve ser encarado como uma chance de refletir: “onde posso melhorar para a próxima oportunidade?”
  8. Tente, tente e tente outra vez – como diria o velho chavão, “quem não arrisca, não petisca.” Não espere o trabalho dos seus sonhos cair do céu. Corra atrás dele! Invista em educação, atualize-se, esteja antenado com os acontecimentos à sua volta. E se não der dessa vez, continue tentando.

Entrevistas de emprego não são bichos de sete cabeças. De verdade! Talvez de duas ou três no máximo! Cabe a cada um, preparar-se adequadamente para enfrentá-las. Será que para conseguir aquela vaga na empresa dos seus sonhos, não vale a pena investir algumas horinhas se preparando para a entrevista?

Então, da próxima vez, quando receber o convite para um processo seletivo, uma entrevista de emprego com o futuro gestor, faça essas pergunta, ainda que mentalmente: “o que devo saber sobre essa empresa? Como posso me diferenciar dos demais? O que não pode faltar na minha preparação?”

Certamente, os resultados serão muito animadores e o estigma que ronda as temidas entrevistas de emprego cairá por terra. Ah, e claro, boa sorte! Isso não faz mal a ninguém!