A Salvação para a Pecuária no Sul do Brasil pode estar em Uma Árvore

Enquanto as chuvas causam prejuízos e deixam vítimas em Minas Gerais, no Rio Grande do Sul e Santa Catarina é a seca que castiga a população. Quase todo início de ano no sul, as chuvas são insuficientes para as atividades rurais da região, incluindo a pecuária. O rebanho é muito afetado pela estiagem. As condições nutricionais do gado caem, as pastagens nativas e as cultivadas têm pouco desenvolvimento e baixa qualidade e a alimentação disponível aumenta os custos, reduzindo a rentabilidade da atividade.

Moringa oleífera na Pecuária em tempos de seca

Plantio da Moringa Oleífera

Nesse cenário, os agricultores precisam ampliar sua visão e procurar por soluções a curto prazo que não só viabilizem a produção neste momento, mas que garantam bons rendimentos em todo ano.

A Moringa Oleífera

A Moringa Oleífera (Moringaceae), planta originária da Índia é considerada por botânicos e biólogos, um milagre da natureza. Uma esperança para o combate da fome e da desnutrição em todo mundo. Rica em vitaminas e sais minerais, suas folhas contém:

a) Sete vezes mais vitamina C que a laranja;
b) Quatro vezes mais cálcio que o leite;
c) Quatro vezes mais vitamina A que a cenoura;Moringa oleífera na Pecuária em tempos de seca

d) Três vezes mais potássio que a banana;
e) Duas vezes mais proteína que o leite (cerca de 27% de proteína, equivalente à carne do boi);
f) Mais ferro que o espinafre;
g) Vitaminas presentes: A, B (tiamina, riboflavina, niacina), C, E, e beta caroteno.
h) Minerais presentes: Fósforo, Ferro, Selênio e Zinco.

Acredita-se que a Moringa seja a espécie vegetal mais nutritiva encontrada até hoje pelo homem. Mas o que é mais incrível é a facilidade de sua produção: A Moringa cresce em solos extremamente secos em uma velocidade espantosa: atinge de 4 a 5 metros já no primeiro ano, produzindo vagens e sementes em grande quantidade igualmente nutritivas. A Moringa tem sido cultivada em larga escala na África onde tem salvado muitas crianças e adultos da desnutrição, e agora vem sendo utilizada como ração animal.

Clima e solo para cultivo da Moringa

A Moringa se adapta muito bem a diferentes tipos de solo e clima, apesar da planta apreciar climas mais quentes, ela também se adapta bem ao clima subtropical do sul do Brasil, suas sementes brotam rápido e também com muita facilidade, podendo ser plantada diretamente em local definitivo. Devido a sua alta concentração de proteínas (27%) mesmo quando comparada com outras pastagens, a Moringa é uma excelente alternativa para que o gado resista a seca e ainda ganhe peso. A Moringa é estudada e recomendada pela Embrapa.

Moringa em larga escala

A Moringa é uma árvore, mas pode ser cultivada em larga escala como exemplificado na foto, mantendo-se algumas árvores adultas para produzirem sementes. A produção em larga escala gera 3 a 4 colheitas por ano, gerando abundância de alimento o ano todo. Após 60 días de plantio já pode ser feita a 1º colheita. Com a Moringa oleífera, é possível produzir pastagens e folhagens de alta qualidade em períodos onde nenhum outro vegetal está disponível.

  • Carlos Alberto Kerber

    ola….iniciei um plantio tambem . Quero desidratala em forno . Para produção de ração pra minhas aves. Voces tem algum projeto eficiente de forno?