A [R]Evolução Energética já Começou

O acesso à energia é vital para as nossas economias, mas a energia é uma das principais fontes de emissões de gases com efeito de pôr em risco o nosso clima. Daqui vemos que nós precisamos fazer a transição para uma sociedade onde se consome pouco carbono e se prioriza as energias renováveis. Essa aspiração é freqüentemente debatida – às vezes incentivada, outras ridicularizada – mas vale a pena ressaltar: a revolução da energia já está em andamento.

[R]evolução Energética

Greenpeace – A Agência Espacial Alemã (DLR), e o Conselho Europeu de Energia Renovável – que representa mais de 400.000 trabalhadores de energias renováveis – se juntaram em 2007 e desde então se publicou mais de 40 cenários globais, regionais e nacionais de sobre a [r]evolução da energia renovável. Esse grupo pesquisou a fundo cada país, sua demanda atual de energia e a estrutura de abastecimento e, a partir destes dados, desenvolve uma estratégia de energia renovável, desdobrando-o em passos até 2050.

A versão mais recentemente publicado sobre a [r]evolução energética mundial (Junho de 2010, que incluiu 14 novos cenários nacionais e regionais e identificou as necessidades de investimento, bem como os impactos no emprego) mostra que salvar o clima ainda está ao nosso alcance. Mas os políticos precisam parar de falar e começar a liderar.