A Poupança e os Portugueses: Aliados ou Nem Por Isso?

Para os mais distraídos, a moda para os próximos tempos, será mesmo a poupança. Depois de mais um brinde para os funcionários públicos que vão ficar sem subsídio de natal e férias  nos próximos tempos, e posteriormente logo veremos senão ficarão sem mais nada. A ordem nacional é poupar, temos que poupar em onde seja exequível.

Por este caminhar, os portugueses tornar-se-ão nas autoridades máximas na temática da poupança nos próximos anos, poucos  conseguirão competir connosco nesta área onde temos vindo a adquirir uma experiência ímpar. Temos passado da teoria á pratica e de cada vez aprofundamos mais as nossas aflitivas investigações na área, tudo isto a uma escala nacional.

A poupança

Por onde começar a poupar?

O melhor ponto de partida é fazer um orçamento. Antes de começar a economizar em coisas sem sentido e indistintamente o melhor para o seu futuro é primeiro definir quanto pode gastar por mês. Conforme os seus rendimentos, terá que determinar um limite máximo orçamental para as suas despesas mensais. Após deste passo então poderá começar a definir quanto terá que poupar, ou onde terá e poderá cortar.

Uma coisa que poderá fazer imediatamente é dispor uma folha de papel e começar a apontar as suas despesas diárias, pode fazer isto durante dois meses para começar a ter uma ideia clara de para onde canaliza o seu dinheiro. Na maioria das vezes as pessoas ficam espantadas nos montantes que despendem para certas coisas, por isso prepare-se para alguma surpresa. Em muitos sectores as pessoas não poupam porque pensam que a poupança não poderá ser muito grande, mas enganam-se pois deitam muitos euros á rua, mês após mês. Comer fora de casa, combustível, gasto exagerado de água, luz ou gás, são sectores frequentes em que as pessoas gastam muito mais do que precisam.

Este orçamento é o primeiro passo para enfrentar esta batalha em que nos encontramos. A única pessoa que o pode fazer de uma forma eficiente é você. Depois de dar este  primordial passo será mais fácil organizar as suas finanças. Se procura organizar as suas finanças pessoais leia mais no meu blog, o meu ultimo post: credito pessoal Banif.