A medida certa para a dor

O Toragesic é um medicamento que tem forte poder analgésico; saiba o porquê nessa matéria.

O Toragesic é um medicamento que tem forte poder analgésico; saiba o porquê nessa matéria.

Pode ser que ela apareça de repente e se vá tão rápida quanto chegou. Algumas vezes, no entanto, ela não parece muito disposta a ir embora…  Em algumas ocasiões já esperamos por ela e fazemos de tudo para que se vá o mais depressa possível. Não, não estamos falando aqui daquela nossa parente chata, mas sim de uma outra conhecida tão incômoda quanto: a dor.

Em diversos momentos de nossas vidas somos obrigados a lidar com algum tipo de desconforto físico, seja ele momentâneo ou persistente. Tão importante quanto a origem e a intensidade da dor é sempre a melhor forma de tratá-la, e nessa categoria se destaca o medicamento Toragesic, que possui ação anti-inflamatória não-esteroide. Ele é recomendado para situações nas quais as dores são agudas e intensas, tanto por sua eficiência quanto sua rápida ação, visto que age em um curto espaço de tempo pela maneira como é administrado.

Como funciona

Imagine que você está tendo que suportar uma dor bastante incômoda, como por exemplo as decorrentes da recuperação de uma cirurgia a qual foi submetido recentemente. Um medicamento recomendado para um quadro mais simples – digamos, o que você tomaria para se livrar de uma leve dor de cabeça – definitivamente não teria o efeito desejado para livrá-lo dessa dor. O mesmo poderia ser dito de uma substância extremamente forte para tratar diagnósticos muito mais graves do que o seu problema, que embora pudesse em tese poupá-lo do incômodo faria com que você manifestasse efeitos colaterais bastante adversos, como desconfortos intestinais e sonolência extrema. Em uma metáfora simples, você não pode lidar com o vazamento de um cano de água da sua casa simplesmente tapando o furo com o dedo – o que não resolveria o seu problema em definitivo – nem contratando um pedreiro para reconstruir toda a sua cozinha, o que certamente seria esforço demais para algo tão pequeno.

Vantagens

Toragesic é o tipo de medicamento que se propõe a ser um meio termo nessa equação – seguindo nossa metáfora do vazamento, seria o encanador que vai direto até a peça defeituosa para substituí-la, a atitude mais lógica, ligeira e funcional possível. Um dos diferenciais do Toragesic para suprir a necessidade do alívio rápido e duradouro da dor, em adição a seus princípios ativos, tem a ver justamente com a maneira de utilizá-lo, comprimidos sublinguais no lugar da costumeira ingestão. Quando você engole um comprimido, a concentração do medicamento contido nele vai diminuindo até efetivamente entrar em seu sistema circulatório. Esse processo, chamado de metabolismo de primeira passagem, se dá pela ação do fígado, que de certa maneira “filtra” a substância e deixa que apenas uma pequena parte dela permaneça no organismo.

Com o uso dos comprimidos colocados debaixo da língua, a concentração do Toragesic já se encontra diminuída, a mesma quantidade que eventualmente entraria no seu sistema circulatório depois que o fígado agisse. A diferença aqui é que, devido à alta concentração de vasos capilares presentes na mucosa da boca, o medicamento é levado diretamente à corrente sanguínea, chegando ao seu destino esperado com muito mais rapidez.

Contudo, dada essa diferença de intensidade e velocidade do tratamento para a dor, é essencial se informar sobre a melhor forma de lidar com cada variação dela.