A Instalação do Ar Condicionado Requer Reforma?

Instalação do Ar Condicionado

Instalação do Ar Condicionado

São vários os tipos de ar condicionados existentes no mercado. Para comprá-los, deve-se levar em conta o espaço disponível, se deseja ter um sistema portátil ou fixo, a potência do aparelho e, é claro, a instalação. Alguns sistemas são mais complexos e exigem a contratação de profissionais, enquanto outros podem ser feitos com mais facilidade.

Se for escolher um ar condicionado de janela, por exemplo, é fundamental prestar atenção em alguns detalhes antes da compra.

O primeiro ponto a verificar é a instalação elétrica, que inclui a voltagem do aparelho e das tomadas disponíveis próximas ao local onde o mesmo será instalado; e a potência, normalmente disponibilizada em 1HP. A instalação deste ar condicionado é simples, barata e não exige reforma do ambiente.

Observe então as dimensões do caixilho, o protetor dos sistemas de ar condicionado. O aparelho provavelmente virá em uma caixa  maior que o espaço disponível no caixilho. Uma vez instalado o caixilho o nível de complexidade da instalação do ar condicionado de janela cairá bastante, porque o próximo passo já é colocar o ar condicionado no local.

Após posicionar o aparelho no lugar correto, deve usar a espuma – que normalmente já está inclusa na caixa do ar condicionado – para fazer a vedação do sistema. A vedação serve para impedir a saída de água do ar, fazendo-o pingar no chão, pois isso pode deteriorar o carpete ou madeira.

Já vedado, deve-se fixar o aparelho ao caixilho, imobilizando-o. Assegure-se que o ar condicionado esteja imóvel e que seja cuidadosamente preso ao suporte, para evitar problemas futuros.

Quando estiver seguro de sua fixação, o aparelho já está pronto para uso: basta conectá-lo à tomada e verificar se está funcionando corretamente, o que inclui, além da emissão de ar frio, um filtro sempre limpo e que não há formação de gelo no condensador.