A inovação no mercado de paletes

No mundo das empresas brasileiras de transporte e logística, muitas são as coisas relacionadas com portos e armazéns, bem como com o transporte e com o armazenamento de produtos dos mais variados, que são enviados para todos os cantos do Brasil e do mundo, espalhando as riquezas do país por todos os lados possíveis.

Pois eis que uma peça essencial e que cumpre papel fundamental dentro de todo este processo de transporte e armazenamento de produtos passou por uma grande inovação nos últimos anos, gerando mais riquezas ainda e criando melhorias consideráveis para praticamente todos os envolvidos. Estamos falando dos paletes, que são mais que importantes para todo o processo e para toda a lógica das empresas de transporte e de logística do Brasil, indo muito além dos modelos feitos de madeira, já que há cada vez mais paletes feitos de outros materiais e que cumprem outras funções, como os paletes de metal ou os paletes de plástico.

Portanto, vamos aprender um pouco mais sobre toda a inovação que tem ocorrido no mercado de paletes nos últimos anos, que gerou, entre outras coisas, os paletes de metal e os paletes de plástico, que são aliados importantíssimos dos já tradicionais paletes de madeira, que ainda surgem como os mais populares de todos.

Os muitos modelos de madeira

paletes EUROOs paletes de madeira ainda são os mais tradicionais de todos os paletes existentes no mercado, portanto, são também os que mais possuem modelos diferentes, sendo que há grande variedade de tamanhos e formatos, o que sempre gerou grandes dificuldades para todos os envolvidos com o transporte e com o armazenamento de produtos dos mais variados.

Pois dois bons exemplos de modelos de paletes de madeira que são muito populares são os paletes euro e os paletes PBR, que são simplesmente as duas variedades mais utilizadas pelas pessoas e pelas empresas dentro dos armazéns e portos brasileiros e do chamado mundo ocidental. Os paletes euro são, como o nome já pode indicar, oriundos da Europa, de onde saíram para conquistar o mundo todo, especialmente os países ocidentais, que passaram a usá-los com grande frequência, especialmente por causa da padronização de seu tamanho e de seu formato.

Já os paletes PBR, como o nome já indica também, são paletes com padrão brasileiro e com formatos e tamanhos criados por especialistas, que tomaram por base o famoso palete euro, que sempre foi muito bem aceito pelas empresas brasileiras que realizam o transporte e o armazenamento de produtos por aqui.

A necessidade de outros materiais

Pois com o passar do tempo, novos materiais passaram a ser utilizados na fabricação de paletes, especialmente para atender às muitas necessidades que o mercado apresentava, já que os tradicionais paletes de madeira simplesmente não eram capazes de sustentar e transportar todos os tipos de produtos.

Paletes de plásticoCom isso, surgiram os paletes feitos de metal, por exemplo, que apresentam uma resistência muito maior e uma capacidade de carga muito maior também, além de serem feitos de aço, o que os torna resistentes também às intempéries do tempo e do clima, o que o ferro simplesmente não aguentaria. Os paletes de metal passaram a ser usados em larga escala, especialmente por empresas que transportam produtos industriais, que são muito mais pesados e que exigem a força e a resistência que somente os paletes feitos de aço podem apresentar, gerando grande demanda por estes paletes.

Já os paletes feitos de plástico, acabaram por se tornar alguns dos mais solicitados da atualidade, surgindo para suprir necessidades criadas pelos paletes de madeira tradicionais, que não são capazes de resistir muito bem a todos os tipos de clima ou aos mais variados produtos. Com isto, os paletes feitos de plástico acabaram se tornando uma das variedades mais utilizadas da atualidade, além de simplesmente serem considerados os paletes do futuro, já que representam a variedade que mais cresce e a que mais tem chances de dominar o mercado nos próximos anos.

Inovações que não param

Pois as inovações dos paletes simplesmente não param apenas na quantidade de materiais utilizados em sua fabricação, mas também reside no fato de que eles cada vez mais figuram em diversos outros lugares e apresentam cada vez mais utilizações, o que os coloca no centro das atenções não apenas nos portos e armazéns.

Atualmente, os paletes, especialmente os paletes que são feitos de madeira, estão surgindo em aplicações diferenciadas, como por exemplo, na decoração, onde aparecem exercendo funções realmente diferenciadas e que dificilmente seriam pensadas para eles, já que na decoração, eles jamais tinham sido utilizados como são utilizados hoje em dia.