A Importância do seu Site ser Top 5 nas Buscas

Marketing na Internet. A necessidade e a importância do seu site ser TOP5 nos mecanismos de busca.

Este artigo pretende discutir não a parte técnica de como posicionar um site nos mecanismos de busca, pois isto depende de inúmeros fatores a serem analisados, mas sim a necessidade e a importância que um site otimizado tem para uma empresa.

Necessidade porque as empresas precisam ampliar mercados e atingir sempre públicos novos. Importância porque hoje é uma das estratégias de marketing na internet que gera excelentes resultados.

As empresas que possuem um site de 2ª ou 3ª geração buscam ampliar as oportunidades de negócios e uma das ações estratégicas de marketing na internet mais eficientes e com resultados quase que imediatos é colocar o site entre os primeiros resultados dos mecanismos de busca.

No Brasil o Google é disparado o líder, com 90% de utilização.

Se você for pensar quais as Marcas líderes na internet brasileira com certeza irá lembrar de Submarino, Americanas e Mercado Livre, independente de ser um cliente ou não destas empresas. Correto? Pois bem.

O que faz você se lembrar destas Marcas?

Entre os inúmeros fatores que fizeram estas Marcas atingirem a liderança no mercado brasileiro, uma das principais ações que estes três sites fizeram é se posicionar de forma correta nos mecanismos de busca. Toda vez que uma pessoa pesquisa alguma palavra nos mecanismos de busca acontece duas situações:

Primeiro, ele irá encontrar várias respostas, sendo muitas delas sem resultado prático para a pesquisa, pois muitos sites aparecem “por acaso”, ou seja, não são otimizados, mas por causa de alguns detalhes eles aparecem nas primeiras posições. Portanto, quem está pesquisando irá com certeza pular estas páginas até encontrar empresas que possam atender a sua necessidade.

Segundo, ao pesquisar alguma palavra, o internauta SEMPRE irá encontrar respostas, mesmo que a resposta esteja do outro lado do mundo e é exatamente isto que você precisa entender e se preocupar.

Antes da internet, uma pessoa saia na rua procurando algum produto ou serviço e caso não o encontra-se na sua região, ele desistia ou buscava outra alternativa. Era o momento do mercado totalmente regionalizado, sem grandes ameaças e com a concorrência bem identificada.

Hoje isto não acontece mais. Se uma pessoa pesquisar algo na internet COM CERTEZA ela vai encontrar inúmeras respostas. Respostas estas que podem direcionar o internauta para empresas de outras cidades, de outros estados e até de outros países.

E isto é extremamente preocupante para empresas com atuação local ou regional. Por quê?

Porque estas empresas sofrem uma concorrência quase invisível, pois o concorrente normalmente não tem nenhuma ação local e passa despercebido pelos empresários que analisam a concorrência na sua região.

E como hoje milhões de busca são feitas diariamente, isto demonstra a necessidade e a importância que uma empresa precisa dar ao posicionamento do site na internet.

No mercado americano, quando uma empresa contrata o desenvolvimento de um site, ele já é planejado e programado para posicionar-se de forma correta nos mecanismos de busca, pois esta é uma das principais estratégias de marketing na internet.

O não entendimento desta premissa faz com que as empresas construam sites com diversos problemas de estrutura e programação, impedindo-os de se colocarem no topo dos resultados das pesquisas feitas nos mecanismos de busca.

Quer um exemplo do problema acima?

No Brasil “ainda” se privilegia muito o uso de flash em TODO o site. Não sou contra o flash, pelo contrário, mas utilizá-lo em todo o site, inclusive em locais onde deveria ser texto é um erro grosseiro de planejamento, ou da falta dele.

Outro exemplo?

A empresa contrata um desenvolvedor e não questiona a tecnologia que será utilizada na programação do site. Pronto. Ele poderá ter um site bonito, bem construído, mas com sérios problemas de posicionamento, pois não foram observadas pequenas regras nesta construção.

Existem milhares de sites que possuem estes dois problemas juntos. E ai, não existe milagre que resolva este problema. Só a construção de um novo site baseado nas informações fornecidas por uma empresa especializada em marketing digital.

Portanto, é importante, que no momento da definição do “fornecedor” que irá construir um novo site ou reformular o atual, o empresário pesquise empresas que possam compreender a sua necessidade e contribua desenvolvendo um planejamento que possibilite a esta empresa ter um bom posicionamento nos resultados das pesquisas feitas nos mecanismos de busca.

Como escolher seu fornecedor?

É fácil. Peça para ele fornecer as seguintes informações na proposta:

– Qual a Metodologia utilizada e que resultados ela comprovadamente oferece
– formas de mensuração online dos resultados obtidos
– relação de clientes atendidos.

Artigo escrito por Paulo Roberto Kendzerski. Diretor de Marketing da WBI Brasil, Consultor em E-Business, especializado em Comércio Eletrônico, Prof. de E-Commerce na Faculdade do Planalto (Passo Fundo/RS), Especialista em Estratégias Digitais e Palestrante.

Essa com certeza é um dos principais objetivos para o seu site,ser top 5 dos maiores buscadores da internet,e aqui,você  vai aprender a fazer isso passo a passo. Até o próximo post… Equipe Divulgar Site.