A Importância do Aquecimento e do Alongamento nos Treinos

Muitas pessoas no mundo do fitness, ainda hoje, não reconhecem a importância do alongamento. Eles estão tão ansiosos para fazer algum exercício que simplesmente negligenciam os exercícios de alongamento. O que essas pessoas não percebem é que elas não estão utilizando suas rotinas de exercício corretamente e nem conseguindo os efeitos que poderiam ter. No entanto, a realidade é que o alongamento é tão importante quanto os exercícios propriamente ditos. Neste artigo vamos demonstrar a importância do alongamento e dissipar o mito de que “o alongamento é só para mulheres”.

Na tentativa de compreender a importância do alongamento, tente imaginar seu corpo como sendo um carro esportivo de alto desempenho altamente sintonizado com um motor extremamente complexo. Agora, antes de tomar este carro para uma corrida, o correto é que você deva aquecer o motor e verificar as possíveis falhas existentes, correto? Você sempre verá motoristas levarem seus carros para fora para aquecê-los. Isto é para garantir que tudo esteja em perfeitas condições e o carro esteja pronto para a corrida.

E o que isso tem a ver com a importância do alongamento? Assim, seu corpo é o carro e sua rotina de exercícios é a corrida. Se você não se aquecer e não entender a importância do alongamento, você pode acabar ferindo a si mesmo uma vez que você começar a sobrecarregar seu corpo com a tensão de algum tipo de exercício. As pessoas muitas vezes têm distensões de tecidos moles, como tendões e músculos, devido à falta de preparação antes do exercício. A razão para estas lesões é porque os músculos não estão prontos para serem colocados sob forte stress resultante do treinamento intenso. Aprender a importância do alongamento pode ser o primeiro passo para evitar lesões desnecessárias.

Existem indivíduos que estão constantemente realizando algum trabalho com 80% de sua capacidade, porque estão sempre carregando uma lesão ou alguma outra limitação. Na maioria das vezes, isso é até uma falta de condicionamento, e não alongar o suficiente geralmente é o maior problema. Mesmo aqueles que fazem alongamento às vezes não se estendem por muito tempo. O alongamento não deve ser feito com pressa, tome seu tempo e certifique-se que seu corpo está devidamente preparado para o treino. Tenha certeza que você valoriza a importância do alongamento como parte integral da sua rotina de treinos.

Depois de ter terminado o seu exercício, você vai precisar esfriar. Trata-se de relaxar os músculos após o treino e fazer o sangue começar a fluir novamente. A importância do alongamento não significa apenas menos lesões durante o treino, mas você também vai sentir menos os efeitos do treino no dia seguinte. Às vezes, nós acordamos depois com o corpo dolorido após um dia de treino. Então, da próxima vez que você se preparar para sua rotina de exercícios, adicione um extra de 15 minutos para alongamentos e veja a diferença. Você com certeza perceberá a importância do alongamento quando você o fizer.