A História dos Jogos de Corrida

Tudo começou com o jogo de arcade Gran Trak 10, lançado pela Atari em 1974. Porém, com a tecnologia da época, ele era simples demais, onde apresentava uma vista aérea da pista, com gráficos branco e preto em baixa resolução, e o jogador tinha que correr contra o relógio para ganhar pontos.

O próximo jogo da série que teve um avanço significativo, foi o Pole Position (em 1982), onde já havia com quem competir, no caso, a máquina, e também foi o primeiro a ser baseado em um circuito de corrida real. Um ano depois, foi lançado em 1983 o famoso Enduro, para o console Atari 2600.

Na época (entre 1980 e 1900), ainda não existiam grandes recursos para jogos eletrônicos, então, os jogos de corrida se limitavam a serem do estilo Arcade.

Em 1990, é produzido o primeiro game de corrida no estilo Simulador, chamado Indianapolis  500: The Simulation. Porém, este tinha muitas falhas, como a precisão da modelagem de danos, e outras configurações. A partir dele, começou a ser criado mais jogos de corrida no estilo Fórmula 1. Mas as falhas do Indianópolis logo foram esquecidas com o lançamento do Formula One Grand Prix, que se tornou o mais novo campeão dos jogos de corrida.

Apartir daí apareceram mais alguns clássicos como o Super Mario Kart, onde se escolhia o piloto ( algum dos personagens conhecidos da sério Mario ) para pilotar um kart. Durante a corrida era possível pegar power ups, ou seja, itens para ser utilizado a seu favor, como o casco verde, que quando antingia um jogador, ele derrapava.

Em 1993, começou a guerra entre as produtoras. Todas começaram a competir criando jogos de corrida 3D. A Namco lançou o Ridge Racer, a Eletronic Arts respondeu com o The Need for Speed. A sega entra no meio em 94 com o Daytona USA, e a Atari, para nao ficar para trás, criou o San Francisco Rush. Mas, o mais popular entre essa época veio em 1997, o Gran Turismo, do console Playstation. Ele foi considerado o jogo de simulação de corrida mais realista da época, e ainda por cima, vendeu 50 milhões de cópias no mundo inteiro.

Hoje em dia, entre os principais simuladores de corrida estão : Grid, Dirt 2, Forza 3, Need for Speed Shift, e estamos no aguardo do tão falado novo gran turismo, que está na sua quinta edição, o Gran Turismo 5. Esses realmente dão um show em questão de visual e jogabilidade. Mesmo chegando no auge dos jogos de corrida, com gráficos que chegam a ser perfeitos e com jogabilidade extremamente real ( praticamente chega a ser obrigatório o uso de um Joystick Volante de tão realista a direção ), os games de corrida ainda tem muito pra evoluir, e podemos esperar muitas novidades pela frente, pois log logo estaremos confundindo uma transmissão de uma corrida na TV com um jogo !