A Criação da Barbie – Um Pouco da História da Barbie

Criação da Barbie

Criação da Barbie

Você sabia que a inocente boneca infantil Barbie foi na realidade inspirada em uma boneca erótica alemã? É com esse passado “sujo” que começou a história da boneca mais famosa, vendida e vestida do mundo, que em 2012 completa 53 anos de criação. Apesar de cinquentona, ela continua em boa forma e levando adiante o legado que Ruth Handler e seu marido, Elliot Handler, criaram para sua filha em meados de 1959.

A história começa quando a filha do casal, Bárbara, gostava intensamente de brincar de boneca. Durante sua infância, tinha bonecas no estilo bebê, e ao crescer não desgrudou delas. Os pais, então, resolveram criar para a filha uma boneca com aspecto adolescente, para acompanhar o crescimento da menina que ainda nutria sua paixão pelo mundo imaginativo dos brinquedos. Dessa iniciativa surgiu o primeiro modelo de Bárbara Millicent Roberts, “Barbie” para os íntimos, que se parecia tanto com o protótipo de brinquedo erótico alemão em que foi inspirado que a Mattel, fabricante da boneca, teve de pagar indenização sobre o primeiro lote de fabricação da miniatura.

Ruth e Elliot eram os donos da Mattel, e lançaram a primeira boneca Barbie na Feira Anual de Brinquedos de Nova York, no dia 9 de Março de 1959, e no começo o brinquedo era vendido por míseros três dólares. Foi pioneira na arte da moda, ao ser a primeira boneca a ser maquiada e receber acessórios. O primeiro exemplar da Barbie teve 340 mil bonecas fabricadas e, graças ao sucesso da primeira edição, logo foram chegando novos modelos nas lojas. Em 1961 o casal desenvolve Ken, o namorado da Barbie, que acompanhava a moda dos anos 1960 e seus modelos tinham os cortes de cabelo de acordo com cada estilo mais influente na ocasião.

Embora o casal criador da boneca Barbie já tenha morrido (Ruth em 2002 e Elliot em 2011), a cinquentona mais famosa do mundo não ficou órfã, e muito menos solitária: ela tem uma família permanente para divertir ainda mais crianças do mundo todo, sempre em novas linhas de produtos que surgem ano após ano. Atualmente a Barbie tem três irmãs, Skipper, Stacie e Chelsea, criadas na linha “My Fab Sister”, em 2011.