A Cor Púrpura

A Cor Púrpura (no original, The Color Purple) é um romance da premiada escritora Alice Walker, que trata de questões raciais em uma trama que discute o amor, a amizade, o machismo, a coragem e a perseverança.

O livro conta a história de Celie, jovem negra estuprada pelo pai de quem acaba por ter dois filhos que, imediatamente são afastados dela. Após esses acontecimentos Celie é entregue para um homem viúvo, o Sinhô, com quem passa a conviver como mulher, mas é tratada como escrava durante anos a fio. Muitas vezes apanhando e ouvindo desaforos de todo tipo acaba se tornando uma mulher calada e tristonha, cujo único sentido na vida é trabalhar.

Afastada cruelmente também de sua irmã, que se torna missionária na África, somente consegue fugir de sua dura realidade ao escrever cartas para Deus e para a irmã.

Um dia Sinhô aparece com uma amante, Doci Avery, uma cantora de cabaré por quem é apaixonado há muitos anos e ordena que Celie faça tudo que a mulher pedir. O que ele não contava é que pudesse surgir uma grande amizade que logo se torna um relacionamento amoroso entre ambas. A partir desse fato a vida de Celie muda e ela mostra ser uma pessoa brilhante chegando a ser uma vencedora.

Livro belíssimo que foi adaptado para o cinema por Steven Spielberg em 1985 com Woopi Goldberg liderando um grande e talentoso elenco. Não há como não se emocionar com essa história comovente. Leia o livro e assista o filme, são antigos, mas valem muito a pena. Uma lição de vida para não esquecer jamais!