A Certificação Digital e a Empresa

Vivemos num mundo onde a tecnologia avança com a velocidade do pensamento. Grandes idéias e mentes brilhantes que as idealizam perfazem o cenário atual, alavancando, como nunca, projetos de sustentabilidade aliados à lucratividade.

Salientando uma das inovações mais condizentes com a realidade na qual a humanidade caminha, temos a Certificação Digital.

A Certificação Digital alia avanço tecnológico e sustentabilidade ao termo lucro. Em sua cerne, tem a internet como uma das principais protagonistas para alcançar seus fins, que tem no ambiente 100% virtual, a plataforma ideal àquilo que se propõe a fazer, ou seja, a otimização e a sustentabilidade.

Otimizar é o fazer melhor e com mais responsabilidade, responsabilidade esta, que se configura na sensível redução do uso do papel e, por sua vez, na menor agressão ao meio ambiente, sem contar na velocidade com que as informações podem chegar de um pólo a outro.

A Certificação Digital veio para mudar o paradigma de uma sociedade extremamente ligada ao uso do papel, que por sua vez tem, na assinatura convencional, seu mais confiável instrumento de regimento de relações, tanto civis quanto empresárias.

Os certificados digitais, como ferramentas capazes de agilizar essas relações sem comprometer sua validade e eficácia, torna-se cada vez mais utilizada e requerida por empresas, de todo porte, no intuito de ganhar notoriedade e obter um diferencial frente os concorrentes.

Empresa é a célula base da economia moderna. São muitos os tipos de empresas e, no momento, nosso foco não está voltado à constituição de nenhuma, mas ao impacto que a Certificação Digital terá à qualquer uma delas. Falamos aqui, de inovação tecnológica aliada à extrema agilidade e segurança na troca de informações, vindo a beneficiar diretamente a empresa na qual estiver inserida. A realidade de trocar informações e firmar contratos, com outros entes ou empresas, abre um leque de possibilidades para as sociedades empresárias, que anos antes seria impossível prever.

Um exemplo seria a busca pela Economia Verde, ou seja, a capacidade da empresa em aliar inovação, crescimento e sustentabilidade.

Pois bem, esse foi o primeiro artigo sobre a Certificação Digital e a Empresa. Mais adiante, teremos, na prática do dia à dia, os reflexos que a certificação digital tem nas empresas e na sociedade como um todo.