7 Mitos Desvendados Sobre Seu Cão

Mitos desvendados sobre seu cão

Mitos desvendados sobre seu cão

Escutamos muitas coisas sobre os cães através de várias fontes como jornais, revistas, televisão, bate-papo com amigos, etc. No entanto, muitas dessas informações são mitos que são propagados como se fosse verdade! E o pior, alguns desses mitos pode fazer mal aos nossos cães.

Reuni 7 importantes mitos e suas explicações que vão ajudar você a entender melhor seu cão e prevenir alguns maus hábitos.

1 – A castração causa obesidade

A castração não tem relação direta com a obesidade dos pets. O que pode ocorrer é que por diminuição dos hábitos do cortejo como marcar território e procurar fêmeas/machos, os animais tenham mais tempo para se alimentar o descansar. Cabe ao dono providenciar, para o animal castrado ou não, atividades físicas regularem a fim de manter seu pet saudável.

2 – A castração deve ser realizada após a primeira cruza ou cio

A castração feita antes da primeira cruza ou cio, além de prevenir câncer e pseudociese (gravidez psicológica); diminuir a incidência de disputas entre os animais e demarcação de território com urina; e evitar doenças do aparelho reprodutivo, também evita a superpopulação de animais e o sofrimento decorrente da vida desses animais nas ruas.

3 – Os cães são carnívoros

Embora os cães estejam taxonomicamente classificados na Ordem Carnivora, os cães, como nós seres humanos, possuem hábitos onívoros e precisam ter uma alimentação balanceada. Uma alimentação exclusiva de carne para os cães não é adequada, porque os cortes de carne que utilizamos na culinária não contêm o valor nutritivo da caça que os cães obteriam na natureza como vísceras, fluidos, pele, etc.

4 – O cachorro que espuma pela boca ou baba está louco?

É verdade que o animal que possui problemas neurológicos podem ter paralisação dos músculos responsáveis pela mastigação, dessa forma o animal pode espumar ou babar mas isso não quer dizer que esteja louco. No entanto, animais estressados e, principalmente no caso dos gatos, animais que sentem algum sabor estranho, podem salivar também.

5 – Leite auxilia em casos de envenenamento

O leite não irá desintoxicar o seu animal e pode até agravar o caso ajudando a absorver o veneno. Além disso, em casos de envenenamento, cada minuto desperdiçado aumenta o risco de morte. Portanto, a primeira providência é levar o animal ao veterinário portando a embalagem do(s) produto(s) que o animal possa ter ingerido.

6 – Cães veem em preto e branco

Os cães podem enxergar as cores, mas não da mesma forma que os humanos podem. Existem muitas pesquisas sobre o assunto tentando demonstrar quais as cores os cães tem mais habilidade para enxergar. A teoria mais moderna aponta que os cães conseguem distinguir bem tons de azul, mas não os tons verdes e vermelhos. Nós damos muita importância às cores, já o cão prefere interpretar seu ambiente através de contrastes e do movimento, por exemplo.

7 – Cães são, por instinto, excelentes nadadores

Assim como os humanos, nem todos os cães sabem nadar! Algumas raças como o Buldogue, afundam facilmente e mesmo cães de raças mais acostumadas à água como o Labrador podem se afogar se ficarem cansados ou se a correnteza for muito forte. Portanto, tome cuidado com seu pet.