7 Dicas Para Melhorar o SEO do Seu Blog

Melhorar SEO do blog

Melhorar SEO do blog

Criou um blog e está com sérias dificuldades de rankear no Google? Ainda pior, não tem ideia nenhuma de como fazer SEO em seu blog? Pode relaxar agora, pois com estas 8 dicas você conseguirá melhorar MUITO seu desempenho!

Entenda o que São Palavras-Chaves e Utilize

As palavras-chaves são o básico do SEO sem o qual não se tem chances nenhuma de rankear, ou, pelo menos, rankear como desejamos. Entenda que, cada post, terá uma palavra chave diferente (normalmente), além disso, você terá como foco palavras chaves que correspondam ao seu site e, principalmente, seu objetivo principal.

Exemplo prático: Criou um blog sobre “saúde corporal”. Você escreverá artigos que voltem para conteúdos como: emagrecimento, terapias alternativas, exercícios e por aí vai. Mas a palavra chave é Saúde Corporal.

Tente, sempre que possível e de forma espontânea, incluir suas principais palavras chaves em textos, títulos e subtítulos.

Build Link

Build Link nada mais é do que links externos que direcionam para seu blog. Quanto mais links de outros sites e blogs direcionem para o seu, melhor será sua autoridade aos olhos dos buscadores.

Por isso, invista o seu tempo fazendo guest post para blogs de renome, irá lhe ajudar muito.

Links Internos

Outro ponto que as pessoas desconsideram e que é importantíssimo. Colocar links internos para outros posts seus colabora para o SEO.

Além de fazer com que o Google enderece mais rápido todas suas páginas, também permite que seu site fique mais organizado e o usuário permaneça mais tempo no seu blog.

Importante frisar que o Google toma como padrão para rankear a quantidade de tempo que os usuários ficam no seu site, sendo sempre aconselhável mantê-lo por, pelo menos, 30 segundos.

Imagens com Atributo ALT

As imagens facilitam o rankeamento do seu blog, mas o problema é que os buscadores não conseguem “ler a imagem”, sendo preciso colocar o chamado atributo ALT.

O atributo ALT nada mais é do que a “legenda” ou nome da imagem. Utilize sempre a palavra chave do seu post nas imagens como atributo ALT.

Jamais Tenha Temas Dublicados

Se você quer ter um bom SEO, é preciso saber o que não fazer em hipótese alguma. Além de ser ruim aos olhos dos visitantes, os próprios buscadores costumam penalizar blogs que tenham artigos com temas repetidos.

Lembrando que, não precisa ser conteúdo duplicado somente no seu site, mas também o fato de conter plágio com outros blogs.

URL da Página

A URL da página é fundamental. Tente montar seu domínio contendo as suas palavras chaves principais.

Os posts e conteúdo em geral devem manter as palavras chaves na URL, isso é possível fazer nas configurações do post no WordPress.

Velocidade do Seu Blog

Uma novidade nas apreciações dos motores de busca e que derrubou muitos blogs de nicho do topo das buscas. Agora, os buscadores estão levando em consideração para rankear os blogs a velocidade de “resposta” do blog.

Uma excelente forma de melhorar isso é não utilizando imagens muito pesadas, vídeos e, principalmente, fazendo uso de plugins que armazenam o cachê de memória.

Existem dezenas de técnicas de SEO para otimizar os blogs e páginas para motores de busca, mas focar nas básicas e fazer bem feito já é suficiente para aumentar significativamente seu trafego. Lembre-se sempre de ter conteúdo de alta qualidade, porque isso será responsável, acima de tudo, por manter os visitantes em seu blog.

Gostou das dicas? Coloque em prática e nos conte o seu resultado pelos comentários!

Matheus, autor deste artigo, é colaborador do portal Novo Negócio, portal com várias ideias de negócios desde loja de roupas até negócios inovadores.