7 Benefícios Surpreendentes do Café para a Saúde

Benefícios do Café

Benefícios do Café

Se você gosta dele quente, gelado, preto ou com açúcar, uma coisa é certa: Café oferece uma enorme abundância de benefícios de saúde. Um copo ajuda não somente a afastar a depressão, mas o café também tem sido associado a uma diminuição da taxa de câncer de pele e até mesmo aumento na fertilidade. Leia mais para aprender sobre esses benefícios incríveis do café, além de outros fatos relacionados a bebida.

1. Pode ajudar a afastar a depressão.

Quem regalias até após o primeiro gole de café da manhã irá dizer-lhe que ele tem humor de aumento de efeitos. Agora há prova: Um estudo da Harvard School of Public Health, publicado no mês passado na revista Archives of Internal Medicine, descobriu que mulheres que bebem regularmente café têm um risco 20% menor de depressão do que as que não bebem. O estudo, que acompanhou um grupo de mulheres durante 10 anos, descobriu que quanto mais café era consumido (até seis xícaras por dia), mais a probabilidade de depressão diminuía.

2. Pode ajudar a promover um peso saudável.

Beber café expresso ou cappuccino depois de uma refeição é mais do que um hábito relaxante. “Quando você bebe café depois de uma refeição, o seu corpo processa mais lentamente a refeição que você comeu”, diz Chris Kilham, pesquisador médico, fundador da Medicina Hunter, Inc. e autor de “Psyche Delicacies”. De acordo com David Levitsky, PhD, professor de ciência da nutrição da Universidade de Cornell, “A cafeína diminui a velocidade com que o estômago despeja seu conteúdo no duodeno, uma parte do intestino delgado, onde ocorre a digestão e também aumenta a taxa metabólica”. Tenha em mente, porém, que o café não é uma poção milagrosa: Toma-lo depois do jantar não vai fazer você queimar gordura, mas uma xícara após as refeições pode, em pequena parte, ajudar a promover um peso saudável.

3. Pode aumentar a fertilidade nos homens.

“Estudos têm demonstrado que a cafeína tem um efeito positivo sobre a motilidade, que é a capacidade dos espermatozóides se mover em direção ao óvulo, podendo aumentar as chances de fecundação”, diz John Wilcox, MD, FACOG, sócio-gerente e endocrinologista reprodutivo em HRC fertilidade na Califórnia. De fato, um estudo realizado na Universidade de São Paulo descobriu que a motilidade dos espermatozóides foi significativamente maior nos consumidores de café do que naqueles que não bebiam café. E verifica-se que não importa se você bebe uma ou dez xícaras por dia: A única diferença detectável foi encontrada entre os bebedores de café e os não bebedores.

4. Pode conter bactérias.

Quando você pensa nos lugares com mais bactérias em sua casa, você provavelmente imagina a pia da cozinha ou a lixeira, mas saiba que o reservatório da sua máquina de café também está no topo da lista. Um estudo realizado pela NSF International, uma organização sem fins lucrativos que faz estudos sobre saúde e segurança, descobriu que os reservatórios de café que foram estudados eram carregados com bactérias e microorganismos, diz Robert Donofrio, PhD, diretor de microbiologia NSF International Labs. “Dificilmente algum dos voluntários com quem falamos limpava ou desinfetava seus reservatórios. A água residual nessa área, além do fato de que é uma parte úmida da máquina, contribui para o crescimento bacteriano”. Para limpar corretamente sua máquina de café, siga o protocolo de limpeza do fabricante. Se nada for especificado, limpe sua máquina uma vez por mês com a adição de três ou quatro taças de vinagre não diluído no reservatório, deixe agir durante 30 minutos e, em seguida, deixe o vinagre sair através da unidade. Termine com a adição de água fresca no reservatório, executando a máquina em dois ou três ciclos para lavar o resíduo do vinagre.

Benefícios de beber café

Benefícios de beber café

5. Pode reduzir o risco de câncer de pele.

Ficar longe do sol e aplicar regularmente uma quantidade generosa de protetor solar devem ser sempre as principais atitudes na defesa contra o câncer de pele. Dito isto, um novo estudo de Hospital Brigham and Women descobriu que mulheres que bebiam mais de três xícaras de café por dia tinham um risco 20% menor de desenvolver câncer de pele, enquanto os homens tiveram um risco reduzido de 9%. No entanto, a pesquisa não indicou que o consumo de café reduz o risco de câncer de células escamosas ou melanoma, a forma mais letal de câncer de pele, o que torna ainda mais importante proteger sua pele quando estiver ao ar livre.

6. Não é realmente viciante.

Enquanto muitas pessoas afirmam que não podem passar um dia sem algumas xícaras de café, Liz Applegate, Ph.D., membro do corpo docente e diretora de nutrição esportiva na Universidade da Califórnia em Davis, explica que a cafeína não é viciante. “A cafeína é um estimulante leve, e a Organização Mundial de Saúde afirma que é errado comparar o consumo de cafeína ao vício de drogas, já que as pessoas podem reduzir ou eliminar a cafeína de sua dieta sem os graves problemas psicológicos ou físicos que normalmente são resultados de um vício verdadeiro”. No entanto, os bebedores de café que o fazem em excesso podem apresentar sintomas como fadiga e irritabilidade se reduzir a ingestão da bebida. Segundo o Dr. Applegate, as pessoas que consomem 600 miligramas de cafeína (cerca de seis xícaras pequenas de café) por dia são mais propensas a sentir estes sintomas, mas eles passam logo depois de alguns dias.

7. Café nem sempre causa dor de estômago.

Se você já culpou o café por desconforto no estômago, você pode querer visitar o seu médico para ver o que mais poderia estar na raiz do problema. De acordo com Lauren Gerson, MD, MSc, professor associado de medicina e gastroenterologia da Universidade Stanford School of Medicine, “Não há evidências de estudos revisados sobre úlceras causadas ou agravadas pelo café”. Ela também nota que não há nenhuma evidência de que o café pode ser a causa de dor de estômago em pacientes com indigestão. No entanto, existe um tipo de problema digestivo que o café pode agravar. Dr. Gerson explica que beber café pode agravar os sintomas da azia, uma vez que estimula o estômago a produzir ácido gástrico.

  • Angela Almeida

    Para quem adora café, como eu, é muito bom saber de todos esses pontos positivos!