5 Reciclagens Fundamentais

Reciclagem

Reciclagem

A reciclagem de materiais é fundamental para todos aqueles que pensam em um futuro melhor para si e seus semelhantes. É esse planeta que deixaremos como legado para as futuras gerações. O futuro da Terra é diretamente influenciado por nossos hábitos e costumes.

A reciclagem é uma das principais formas de cuidarmos do nosso futuro e ela deve ser incorporada à nossa rotina e permear todas as nossas práticas que geram algum tipo de resíduo.

A informação é muito importante para que se forneça um destino adequado a determinados materiais. Aqui, separamos algumas dicas importantes para você começar agora a mudar seus hábitos e ser mais um amigo do meio ambiente.

Destacaremos aqui 5 materiais que não podem deixar de ser reaproveitados

  1. Vidros: A reciclagem do vidro se dá pelo derretimento do material que pode ser remoldado, dando origem a um novo material. Evita-se com isso que minerais utilizados na sua fabricação, sobretudo a areia, sejam retirados da natureza causando impactos negativos. Para valorizar o material a ser reciclado, mantenha seus vidros limpos e separe-os por cores (incolor, verde, marrom) para facilitar a vida dos profissionais que lidam com reciclagem.
  2. Caixas de Leite: Diferentemente do papelão, a caixa de leite se for higienizada após seu uso tem valor comercial na mãos de catadores e cooperativas especializadas. Além disso, a reciclagem de caixa de leite pode ocorrer com seu reaproveitamento em artesanato ou para forragens diversas. Quer saber mais? Você encontra na internet uma infinidade de possibilidades muito criativas.
  3. Garrafas PET: Podem ser reutilizadas várias vezes e também podem ser utilizadas em artesanato, sendo que sua imaginação é o limite. É um material muito durável.
  4. Papel e papelão: Separar papel branco, colorido e papelão em montes distintos é uma dica importante. Os valores para esses materiais são diferentes e tirar todos os grampos a clipes de papel também é uma atitude positiva, que favorece a reciclagem.
  5. Óleo de Cozinha: Jogar óleo pelo ralo da cozinha traz sérios danos ao meio ambiente, polui rios e dificulta a vida de muitos animais. Coletar o óleo, armazená-lo em garrafas PET ou em vidros limpos e levar até um posto de coleta para que ele possa ser reaproveitado é muito importante.