5 produtos que precisam ser certificados obrigatoriamente

A certificação compulsória é uma medida adotada para prevenir possíveis riscos que, mesmo não identificados pelo público, podem surgir pelo uso normal ou consequência de um uso indevido do objeto.

Atualmente, nem todos objetos precisam de certificação.

Mas você sabe quais são os possuem essa exigência?

Abaixo listamos 5 produtos que são utilizados no dia a dia dos consumidores e que precisam de certificação compulsória para serem produzidos e comercializados.

BRINQUEDOS

A certificação de brinquedos é obrigatória desde 1988. Nesse caso, o processo é importante para garantir a segurança das crianças.

Os requisitos para ensaio de brinquedos são bem rigorosos e a lista para modelos de brinquedos que necessitam de certificação compulsória não esgota.

Portaria nº 563 de 29/12/2016
Essa portaria é de longe a mais extensa e a que mais necessita de atenção pela sua abrangência.

COLCHÕES

Outro produto presente na casa de todo mundo que precisa, obrigatoriamente, ser certificado são os colchões.

Para melhorar a avaliação destes produtos, os colchões são separados em famílias.

A primeira parte é dos “Colchões e colchonetes de espuma flexível poliuretano” que é regulamentada pela portaria nº 79 de 2011 do Inmetro. Já os “Colchões de Mola” ficaram regulamentados pela portaria nº 52 de 2016 do Inmetro.

BERÇOS

Os berços estão na lista de produtos que devem ter a certificação compulsória considerando a necessidade de zelar pela segurança de crianças e visando também à prevenção de acidentes.

A Portaria nº 53 de 01/02/2016 se aplica aos seguintes tipos de berços:

  • berços infantis incluindo os feitos sob medida;
  • berços dobráveis, conversíveis;
  • berços de balanço e de movimento pendular.

RODAS AUTOMOTIVAS

As rodas de nossos veículos, por razões óbvias, também exigem a certificação. Desde as auditorias sobre os acabamentos, disco, carga suportada e resistência aos ensaios sobre impacto, corrosão e outros fatores, a portaria traz detalhadamente o que é preciso para ter todas as aprovações necessárias.

Portaria nº 445 de 19/11/2010

A portaria específica que trata sobre a certificação para rodas automotivas trata de todas as etapas do processo para que se obtenha o certificado do produto fabricado.

MÓVEIS ESCOLARES – CADEIRAS E MESAS PARA CONJUNTO ALUNO INDIVIDUAL

Assim como os brinquedos, esse é um item muito importante por tratar de algo que envolve diretamente a segurança das crianças.

Os móveis escolares devem ter todas as certificações necessárias para comprovar que são adequados e possuem qualidade.

Portaria nº 105 de 06/03/2012
A portaria veio na verdade para substituir uma antiga, a nº 47 de 08/03/2005, aplicando novos requisitos para a fabricação desses produtos.

A certificação de produtos pode ser motivo de dor de cabeça para muitas empreendedores, então, conte com uma empresa para descomplicar essa burocracia.