5 pontos turísticos incríveis para conhecer em Guarujá

A cidade de Guarujá é conhecida não só no estado de São Paulo como em todo o Brasil por conta de suas belezas naturais. De fato, suas 27 praias são incríveis e atraentes para diferentes públicos, desde as famílias que desejam relaxar até praticantes de esportes radicais. No entanto, engana-se quem acredita que o turismo na “Pérola do Atlântico” se resume ao mar. Confira, a seguir, 5 dos principais pontos turísticos da cidade:

5 pontos turísticos incríveis para conhecer em Guarujá

Praia de Pernambuco

A Praia de Pernambuco conta com aproximadamente 1,6km de extensão. Essa praia reúne a beleza do mar azul, da areia quase branca e do verde da Ilha dos Arvoredos, que fica em frente. Há espaços da praia em que a água é mais calma e outros em que é mais agitada, favorecendo a prática do surfe. O entorno da praia conta também com ótima infraestrutura, incluindo bares, quiosques, restaurantes, pousadas e hotéis. Além disso, nas proximidades da praia localiza-se o condomínio Acapulco Guarujá, um dos mais famosos e atraentes da cidade.

Acqua Mundo

O Acqua Mundo é um incrível aquário que reúne aproximadamente 50 ambientes, incluindo espaços de água doce, água salgada e terrários. Esses ambientes são a reprodução dos habitats de diversas espécies de animais que podem ser observadas pelo público. Entre os animais do Acqua Mundo, encontram-se peixes, tartarugas, tubarões, raias, pinguins, aves aquáticas, cobras, lagartos e jacarés. O aquário faz a alegria de pessoas de todas as idades e permite que os visitantes adquiram mais conhecimento sobre os ecossistemas representados, enquanto se divertem.

Trilha das Ruínas

Com início na Prainha Branca, a Trilha das Ruínas oferece 40 minutos de um passeio incrível, admirando o que há de mais belo na fauna e na flora da mata atlântica. Além disso, esse passeio também é atrativo do ponto de vista histórico, pois a trilha passa pela Ermida de Santo Antônio do Guaibê, ruínas de uma igreja construída com pedras e óleo de baleia com conchas, onde o Padre José de Anchieta catequizava índios.

Fortaleza da Barra

A Fortaleza da Barra está localizada na praia do Góes, em Guarujá, mas também é visível da cidade de Santos. Trata-se de uma edificação militar composta por dois andares. Entre 1584, ano de sua construção, e 1905, ano de sua desativação, a fortaleza tinha a importante missão de defender o estuário de Santos. A construção foi restaurada em 1993.

Praia da Enseada

Por fim, é claro que não se pode falar em Guarujá sem falar em Praia da Enseada. É a maior, mais conhecida e mais frequentada praia da cidade, com mais de 5km de extensão. É uma praia muito bonita, também com excelente infraestrutura nos arredores, sendo inclusive palco de diversos shows e eventos municipais. Assim como ocorre na Praia de Pernambuco, a Praia da Enseada também conta com um lado (direito) de mar mais agitado, procurado por surfistas, e outro (esquerdo) com águas mais calmas.

Todas essas atrações fazem de Guarujá um dos mais procurados destinos de verão, a apenas 95km da capital paulista.