5 Dicas para Emagrecer Sem Dietas

Se você é daquelas pessoas que pensam que para emagrecer é preciso “fechar a boca” de vez e comer só saladas, saiba que esse não é o caminho. Ao invés de cortar alimentos do prato, o ideal é apostar em uma alimentação saudável e balanceada.

Muitas pessoas ainda se prendem ao conceito de que só uma dieta rigorosa é que vai resolver. As tais dietas restritivas, que cortam diversos alimentos e substâncias do prato. Dietas restritivas emagrecem sim, mas já foi comprovado que perder peso dessa forma, restringindo o consumo de alimentos faz com que o peso perdido volte em pouco tempo.

Algumas dietas são exceções como a dieta detox. Mais do que um roteiro alimentar a ser seguido, uma dieta detox é uma maneira de se alimentar, consumindo regularmente alimentos desintoxicantes e evitando aqueles que intoxicam o organismo. Dietas desse tipo só tendem a melhorar a saúde e a aparência também.

Já dietas restritivas como a famosa e polêmica dieta da USP, são perigosas. É um tipo de emagrecimento “forçado” que pode inclusive causar problemas de saúde, além da já citada recuperação do peso perdido.

Para emagrecer com saúde não é necessário forçar o corpo e nem passar fome com dietas. Basta apostar na dobradinha alimentação saudável + atividades físicas. Essa é a base para emagrecer e manter a saúde em ordem.

5 dicas para se emagrecer sem dietas

Confira algumas dicas que vão ajudar a perder peso, sem precisar se submeter a dietas restritivas:

1- Não pule refeições

Muitas pessoas pensam que se evitarem o jantar, ou o café da manhã por exemplo, estarão comendo menos e com isso vão emagrecer logo. Errado! Isso só fara a fome aumentar e a tendência é de que a próxima refeição seja exagerada. Além disso, ficar muito tempo sem comer faz com que o organismo entenda que o alimento está escasso e absorva gorduras e açúcares.

2- Alimentos desintoxicantes

Abuse de legumes e verduras no almoço e no jantar. São ótimos para a saúde e ajudam a desintoxicar o organismo, entre tantos benefícios. As frutas também são desintoxicantes e ricas em vitaminas.

3- Durma bem

Poucos sabem, mas dormir mal contribui para o aumento do peso. O ideal é dormir ao menos 7 horas por noite, para que tudo funcione direitinho em nosso organismo.

4- Exercícios

Uma atividade física ajuda a queimar calorias e mantém a saúde em ordem. Se não pode ir à academia, faça uma caminhada pela manhã. Não tem tempo sobrando? Então mude alguns hábitos. Por exemplo: vá trabalhar caminhando ao invés de ir de carro algumas vezes na semana.

5- Paciência e motivação

Como tudo na vida, é preciso ter paciência e manter-se motivado(a) para alcançar os objetivos. Emagrecer nem sempre é um processo fácil, e quando desanimamos, tudo fica mais difícil e demorado. Pense nisso!