26 de Julho – Dia dos Avós

Além de terem o Dia das Mães e dos Pais para comemorar junto com os filhos, os vovôs e vovós têm outra data no calendário: o Dia dos Avós. A data é celebrada no dia 26 de julho há muitos anos por causa de São Joaquim e Santa Ana que são considerados pela igreja católica os santos padroeiros dos vovôs e das vovós.

A data foi escolhida porque nesse dia comemora-se o dia do casal de santos que têm grande importância para a história do Cristianismo por que são pais de Maria, a mulher escolhida por Deus para dar a luz a Jesus Cristo. A história de Ana e Joaquim foi marcada de muito amor á família e pelo incessante desejo de ter filhos. Conta-se que no século I a.C., o casal, que vivia em Nazaré, e não tinha filhos. Apesar da idade avançada o casal não desistia de ter um filho e rezava todos os dias pedindo à Deus uma criança.

Um dia Santa Ana recebeu a visita de um anjo, que disse a ela que ela estava grávida de uma menina que seria muito abençoada por Deus. A criança recebeu o nome Maria e viveu com a mãe até os três anos de idade quando Santa Ana faleceu.

Muitas vezes as pessoas se esquecem da data ou nem mesmo sabem da existência da comemoração. Então, anote no calendário e nunca mais se esqueça de uma data que é símbolo, antes de tudo, do amor entre pais e filhos e que deve ser lembrada de forma bem especial. Que tal aparecer de surpresa na casa do vovô e da vovó e dizer o quanto eles são importantes pra você? Você também pode comprar um cartão, um casaco, perfumes ou até mesmo fazer uma pequena reunião em família para celebrar a valiosa companhia do seus avós.

Para quem o vovô e vovó já faleceram este é um dia para lembrar a vida deles com muito carinho. Você pode até visitar túmulos, levar um arranjo de flores e oferecer orações e preces á eles. Mas ao invés disso você também pode visitar um asilo e levar carinho a outros avós que talvez não tenham netos ou foram esquecidos por eles.