Menos monotonia com um escritório feito de paletes!

Paletes para escritório

Os paletes podem ser usados para criar um ambiente de trabalho melhor.

Existe a ideia de que escritório e a empresa são locais monótonos, feitos para você se sentir pressionado e sobretudo esmagado pela cultura da competência profissional. No entanto, muitos se surpreenderiam se soubessem que o tempo gasto trabalhando, segundo um estudo americano, chega a pouco mais de 10 anos, se contabilizado cada minuto utilizado pela carreira de um indivíduo. Logo, por que não tornar o dia a dia no trabalho melhor e menos enfadonho, considerando que quase um oitavo da vida é gasta ali e não em outros ambientes?

Muitas têm sido as ideias para o bem-estar no trabalho crescer. Há desde ideias que lidam com a cultura organizacional de uma empresa – como a valorização do profissional e organização de festas e eventos internos – até soluções de espaço. Ora, se é para tornar o local de trabalho mais agradável, nada melhor que torná-lo mais bonito, mais alegre e menos sufocante.

E é quanto a isso que diversas pesquisas têm se debruçado nos últimos anos, já tendo descoberto que as cores, a organização dos móveis e a localização influenciam o desempenho profissional de cada pessoa. Até mesmo já se descobriu que a temperatura tem um forte poder determinante, já que o ar-condicionado é uma das principais fontes de discórdia entre trabalhadores nos EUA.

Por isso, investir em móveis criativos e diferentes pode tornar o seu local de trabalho muito mais aprazível. E os paletes têm se tornado uma peça fundamental nessa “reformulação” dos ambientes profissionais, já que eles trazem traços bonitos, sustentabilidade e modernidade a qualquer escritório e repartição.

Por que usar

Palete para a decoração de escritório

A decoração com paletes é mais criativa, sustentável e moderna.

Primeiramente, esses produtos têm toda essa fama porque as empresas cada vez mais têm tido o que se chama de “responsabilidade ambiental”. Ser ecologicamente consciente, no entanto, vai muito além de incentivar campanhas a favor da Mata Atlântica e de promover uma ou outra ação esporádica de reciclagem. Ter instalações amplas, com entrada de luz solar, com pouco desperdício de água e energia e com móveis sustentáveis é algo que poucas empresas realmente fazem e algo que faz uma grande diferença.

Os paletes, enquanto produtos de estoques e armazéns que ficaram muito velhos, têm tudo a ver com isso. Transformar um palete em um móvel ou objeto de decoração é dar nova vida a um acessório inutilizado por um setor, mas que pode ter vantagens em outro, evitando alimentar a indústria consumista e freando assim a produção de mais e mais materiais. Isso se chama “ecodecoração”, ou design reciclado. Uma empresa que se diz sustentável pode ganhar muito com isso, já que ela deixa de gastar fortunas com móveis novos e ainda se torna ambientalmente responsável na prática, não apenas na teoria.

Outra vantagem de se utilizar esse tipo de produto na decoração é o fato de que ele é versátil. Ele, desde que manipulado por um decorador ou um artista com dons manuais, pode virar tanto uma mesa quanto uma cômoda ou um armário. Por isso, não há limites para a criatividade. O palete reutilizado pode se transformar no que a pessoa quiser e, assim, o ambiente de trabalho deixa de ter aquele perfil burocrático, com móveis de plástico uniformes e monocolores, completamente sem graça.

Tome cuidado

Ainda assim, é importante destacar que os paletes de madeira a serem revitalizados pela indústria de decoração precisam passar por alguns testes. Primeiro, é fundamental saber a procedência do palete, para evitar a aquisição de produtos de desmatamento ilegal e de desflorestamento clandestino. Não adianta nada comprar um palete pensando em seu valor ecológico se ele foi produzido em lugares onde funcionam reservas ambientais ou então parques de preservação.

Em segundo lugar, e não menos importante, é ver o estado do palete. Produtos de madeira costumam sofrer muito com pestes, como cupim, e por isso é fundamental observar se os paletes estão em boas condições para a criação de móveis, já que, para uma empresa, é imperdoável que o mobiliário esteja com defeitos, que podem prejudicar o desempenho profissional de qualquer funcionário.

Assim, se o palete for de boa procedência e se ele tiver boas condições, trata-se de uma solução criativa para a transformação de ambientes de trabalho. Renová-los não é uma atividade de luxo ou de estética, mas sim o investimento na qualidade de vida de cada trabalhador.