11 Dicas Preciosas De Como Cuidar Das Unhas

Sabemos que cuidar bem das unhas é um ritual quase que sagrado para a maioria das mulheres; afinal, unhas bem cuidadas e bonitas são fundamentais para a beleza das mãos! Sem contar que as unhas da mulher são um reflexo de sua personalidade. Entretanto, para deixar as unhas sempre bonitas e saudáveis, alguns cuidados são indispensáveis.

como cuidar das unhas

Dicas de como cuidar das unhas

Confira algumas dicas de como cuidar das unhas:

1 – Hidratação

Procure hidratar as unhas duas a três vezes ao dia, isso é muito importante. De preferência use cremes para as mãos à base de uréia, óleo de semente de uva, silicone ou lanolina; e como última opção, use hidratantes corporais.

2 – Alimentação

Dê preferência a alimentos que são ricos em proteínas, vitaminas e minerais, pois tais alimentos podem contribuir para fortalecer as unhas; por isso inclua no prato leite e derivados, carnes, espinafre e couve.

3- Cutícula

Atenção: a cutícula é uma proteção natural das unhas; por isso quem faz questão deve tirar pouco. A sua remoção completa pode provocar infecções causadas por bactérias e fungos.

4 – Uso de acetona

Você pode usar acetona, mas nunca em excesso. A explicação é simples: a acetona e à base de álcool, o que pode desidratar as unhas. É por isso que o ideal é você usar sempre removedor de esmalte, que é mais suave e não resseca as unhas.

5 – Salão de beleza

Quando você for fazer unhas no salão de beleza, verifique se o profissional esteriliza o alicate e descarta lixas e palitos após o uso, o que pode evitar infecções e doenças. Se não, leve o seu próprio kit.

6 – Uso de luvas

Procure sempre usar luvas de látex ou borracha nas tarefas domésticas, uma vez que os produtos de limpeza acabam com as unhas. Mas no caso de não usar luvas, depois do trabalho, lave bem as mãos com sabonete neutro.

7 – Limpeza

Jamais deixe acumular sujeira embaixo das unhas. Retire-a com o auxilio de um palito ou escovinha, e lave bem as mãos.

8 – Umidade

Seque bem as unhas após lavar as mãos e tomar banho, ou qualquer outro tipo de ação que utilize água. E nunca deixe as unhas molhadas por muito tempo, pois a umidade facilita o surgimento de micoses.

9 – Corte das unhas

Procure cortar as unhas dos pés em formato quadrado, para evitar que encravem.

10 – Uso de esmaltes

Saiba que esmaltes em excesso podem ressecar as unhas; é por isso que, segundo especialistas, o aconselhável seria não pintar as unhas; mas se você – como a maioria das mulheres – não consegue abrir mão dos esmaltes, deve, no máximo, usá-los uma vez por semana. Outra dica é você retirar o esmalte dois dias antes de ir fazer novamente as unhas, além de hidratar bem as mãos e as unhas neste período.

11 – Não roer as unhas

Não roa as unhas; saiba que esse hábito, geralmente causado pela ansiedade, não é saudável, pois além de enfraquecer as unhas, ainda pode trazer uma série de riscos à sua saúde.

Com essas 11 dicas alistadas acima, com certeza você estará com as unhas sempre bonitas e prontas para arrasar em qualquer ocasião!